Minha Uno
Menu Busca

Voluntários da Unochapecó vacinam idosos contra a Covid-19 em sistema drive-thru

Saúde

Texto Jessica De Marco*

 

Chapecó e o Oeste catarinense vivem o momento mais crítico da pandemia de Covid-19. O colapso na saúde e milhares de pessoas contaminadas deixam toda a população em alerta e reforçam a necessidade de redobrar os cuidados de prevenção à doença. A Unochapecó, enquanto Universidade Comunitária, está junto no enfrentamento à Covid e, em parceria com a Vigilância em Saúde do município, vem atuando na vacinação dos grupos prioritários. A ação iniciou na última semana e teve sequência nesta terça (16/02) e quarta-feira (17/02), com a aplicação da primeira dose nos idosos de 87, 88 e 89 anos. Para todo esse processo ocorrer de forma mais segura, a vacinação foi feita em formato drive-thru, em frente ao Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. 

Estudantes e professores dos cursos de Enfermagem e Farmácia são voluntários na ação. A Universidade, ainda no mês de janeiro, oficializou um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Chapecó para o desenvolvimento de ações e serviços que contribuam na operacionalização da imunização da população chapecoense. “Com isso iniciou a parceria que culminou nesta ação que estamos realizando. Por meio do projeto ‘Integração Ensino e Serviço: formação profissional em Enfermagem’, foram selecionados 40 voluntários de ambos os cursos (professores e estudantes), os quais foram imunizados e estão atuando na vacinação à população. Os voluntários têm atuado fortalecendo o compromisso da Instituição Comunitária, colaborando com a sociedade, seja por meio do ensino, da pesquisa ou da extensão”, explica a coordenadora de Enfermagem, professora Karen Andrigue. 

Bruna Camila Mariano

Segundo a professora, o curso, por meio de seus professores, prepara os alunos com formação crítica, reflexiva, humanista e profissional.

“Vivenciar uma pandemia e atualmente uma situação de colapso na saúde em nosso município, é um misto de sentimentos. Mas sem dúvida, temos muita satisfação pela possibilidade de contribuir com a população na tentativa de minimizar esse momento tão delicado”, comenta.

Para a coordenadora do curso de Farmácia, professora Adriana Gasparetto Soletti, a participação de professores e alunos da Unochapecó na vacinação contra o coronavírus é uma oportunidade única de exercer a profissão e a cidadania. Evidenciando, também, a importância do profissional farmacêutico no cuidado e promoção à saúde.

“A Unochapecó é uma Universidade Comunitária e não poderia deixar de contribuir com a comunidade neste momento delicado que vivemos. Um momento para colocar em prática nossos conhecimentos, competências, habilidades e valores, visando o bem-estar da população”. 

 

Trabalho prático

Aplicar os conhecimentos na prática é o sonho de todo estudante. Especialmente, quando pode contribuir em um momento tão difícil quanto o enfrentado na pandemia. Bruna Camila Mariano, estudante do 7° período de Farmácia, está entre os voluntários dessa ação. O sentimento de humanismo, satisfação e esperança de vencer essa doença é o que define esse momento para ela.

“Quanto ao aprendizado, está sendo muito grande, uma experiência maravilhosa para a minha futura profissão. Hoje eu realmente sinto que o curso que escolhi é maravilhoso, que a profissão é linda e consigo enxergar o quão importante é o papel do farmacêutico na sociedade”.

Kauana Tonini

Kauana Tonini, acadêmica do 5° período de Enfermagem, compartilha desse sentimento.

“Não tenho nem palavras à Unochapecó por proporcionar esse momento a nós estudantes. Nos colocar na linha de frente em um período tão delicado nos encoraja e incentiva a ser melhor e dar nosso melhor todos os dias. O sentimento é clichê mas é real: gratidão! O aprendizado vai muito além do lado profissional, é inexplicável a sensação de estar aqui”. 

 

Ser comunitária é justamente isso! Estar junto à comunidade prestando serviços de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento da região e nas soluções de problemas.

“A cooperação técnica é de extrema importância para o próprio município, que neste momento tão difícil da pandemia, pode contar com o auxílio de profissionais preparados para atender a esta demanda, como também para nossos estudantes, que terão a oportunidade de agregar à sua formação uma experiência ímpar. Somos muito gratos aos professores e estudantes que se voluntariaram para participar da campanha”, finaliza a vice-reitora e pró-reitora de Graduação da Unochapecó, professora Silvana Muraro Wildner.

 

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Pandemia
Farmacia
Enfermagem
Covid19
Coronavirus

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image