Projeto encerrou terça-feira, com socialização dos trabalhos realizados

Geral

Entre os meses de fevereiro a maio de 2014, foi realizado o projeto Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais (VIM), promovido pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pró-Pet-Saúde). Foram mais de 300 acadêmicos envolvidos, além de professores e profissionais da Secretaria de Saúde de Chapecó. Nesta terça-feira, 27 de maio, foi realizado o encerramento das atividades, durante a programação do III Congresso Interdisciplinar em Saúde.

O projeto é fruto de um processo de discussão dos professores das Áreas de Ciências Humanas e Jurídicas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas e Ambientais da Unochapecó, que compreendem a necessidade de elaborar ações interdisciplinares e integradas com os cursos de graduação, assim como aprender a efetivar propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto promove oportunidades de análise, compreensão e vivências na rede de serviços de atenção básica em Chapecó.

De acordo com o coordenador do VIM, professor Altamir Trevisan Dutra, a atividade busca envolver os profissionais da Secretaria de Saúde de Chapecó e professores da Unochapecó na formação profissional de estudantes, através da aprendizagem significativa. “O VIM permite aos envolvidos o exercício do trabalho em equipe, através do desenvolvimento de práticas de ensino articuladas entre diferentes cursos e diferentes disciplinas”, explica Altamir. O projeto também promove a articulação interinstitucional e intersetorial (governo e sociedade) e a integração ensino-serviço.

foto

Participaram da atividade os cursos de Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Serviço Social, Psicologia e Ciências Biológicas. Os estudantes foram divididos em grupos de 10 a 11 integrantes de diferentes cursos. Acompanharam cada grupo dois tutores (profissionais da Sesau e Gerência Regional de Saúde, professores e estudantes do curso de Mestrado em Saúde da Unochapecó, assim como bolsistas do Pró-PET-Saúde). Eles participaram de atividades de estudos e pesquisa onde visitaram Centros de Saúde da Família de Chapecó.

Para a acadêmica do quinto período de Educação Física, Scheron Trentin, é muito importante essa atividade, pois proporciona uma visão mais ampla da realidade do sistema SUS. “Acredito que o VIM é um meio de nos mostrar a necessidade de interação com os outros cursos, além de nos permitir um primeiro contato com as unidades de saúde. Muitos dos cursos, mais precisamente a Educação Física, não propõe tanto essa ligação entre a formação acadêmica e as vivências nas unidades. Então, a oportunidade de participar do VIM é enriquecedora no sentido que nos possibilita uma conexão com uma equipe interdisciplinar e que nos oferece outra ótica sobre a realidade dos espaços e sobre o sistema do SUS”, comenta Scheron.

“Muito positiva essa participação da integralidade porque os cursos da área da saúde da Unochapecó enfatizam o trabalho multiprofissional, então é muito positivo nessa questão do aprendizado, de estar vendo a realidade do que é o SUS, qual visão os usuários tem do SUS. Nós temos uma visão porque estamos estudando, já os usuários tem outra visão, então é bem válido”, relata o estudante do segundo período de Odontologia, Anderson Malagutti.