Palestras e minicursos integram programação do evento

Geral

Divulgar a produção científica relacionada à pesquisa, ensino e extensão, realizada por professores, profissionais e acadêmicos, e promover espaço para aprendizagem, reflexão e discussão de caráter interdisciplinar. Esse é o objetivo do III Congresso Interdisciplinar em Saúde da Unochapecó, que iniciou na segunda-feira, 26 de maio, e segue até esta sexta-feira, dia 30. Parte da programação acontece na Unochapecó e parte no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi).

A primeira palestra foi sobre “Perspectivas futuras para o profissional da saúde”, com Denise Flávio. Na terça-feira, dia 27, foi realizada a abertura oficial com palestra sobre “Método clínico centrado a pessoa”, com José Mauro Lopes, no pavilhão 3 do parque da Efapi. O palestrante explica que o método clínico é uma sistematização de várias ferramentas de abordagem aos pacientes que ajuda o profissional da saúde no atendimento e permite uma maior adesão do paciente ao tratamento.

foto

Conforme Lopes, o método clínico surgiu em 1996 no Canadá e teve uma maior divulgação a partir de 2007, principalmente na atenção primária, com médicos de família e atualmente muitas universidades já possuem como um conteúdo de disciplinas. O palestrante acrescenta que nesse método o profissional deverá informar ao paciente sobre as possibilidades de tratamento e decidir junto com ele qual o mais adequado. “Quando ele é usado às pessoas tem maior satisfação com o atendimento, os profissionais tem uma maior satisfação com a sua prática, existe redução do custo com redução de exames e de prescrição de medicamentos e um aumento de auto cuidado”, explica.

Os minicursos são direcionados para os cursos de Odontologia, Gastronomia, Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição, Educação Física e Fisioterapia. Já foram tratados nos minicursos os temas “Cerâmica versos resinas compostas”, “Hands On”,“Tomada de decisão”, “Atualização em feridas”, “Trilha dos sentidos” e “Visão multidisciplinar da toxicologia dos medicamentos”. Para esta quinta-feira, dia 29, estão previstos os temas “Doenças crônicas: uma abordagem nutricional” e “Massagem anti-estresse para o bem-estar”.

professorNesta quarta-feira à tarde foi realizada mesa-redonda do mestrado em Ciências da Saúde, com o tema “Práticas integrativas e complementares no SUS”. O congresso conta, ainda, com as oficinas “Preparação de pratos com utilização de vinhos” das 19h às 22h30, na quinta-feira, dia 29, na cozinha pedagógica, e “Neopilates”, na sexta-feira, dia 30, durante a manhã e tarde, na Clínica de Fisioterapia. Também integra a programação do Congresso a socialização e encerramento do projeto Vivências Multiprofissionais em Saúde (VIM), do Pró-PET-Saúde.

Conforme o professor Altamir Trevisan Dutra, integrante da comissão organizadora do evento, o III Congresso Interdisciplinar é importante para pensarmos e incorporarmos que estamos em um processo de mudança de paradigma. “De um lado, existe uma historicidade que situa profissionais e usuários condicionados pelos procedimentos, medicamentos, exames e terapias orientadas por um paradigma biomédico. De outro lado temos um processo de construção de um novo paradigma, multicentrado e fundamentado em um novo conceito de saúde, na troca de experiências das diversas disciplinas e em práticas cuidadoras e integrais, articuladas por uma rede de atenção em saúde regionalizada”, explica Altamir.

Nesse sentido a programação do congresso busca promover o debate, divulgar experiências e temas de formação em saúde que provoque uma reflexão crítica do momento vivenciado por estudantes, profissionais e professores de cursos da área da saúde.