Minha Uno
Menu Busca

V Jornada Acadêmica contou com a participação de aproximadamente 270 estudantes e sete palestrantes

Geral

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o Centro Acadêmico de Odontologia da Unochapecó, em parceria com a coordenação do curso, realizou no Salão de Atos da universidade a V Jornada Acadêmica. Aproximadamente 270 estudantes debateram durante os três dias de evento a “Odontologia e seus Desafios Clínicos”, temática que foi explanada por sete profissionais da área clínica.

O início das atividades foi na tarde do dia 22, quando o doutor e professor Hugo Roberto Lewgoy falou sobre a “Higiene Oral ITOP seus Mitos e Verdades”. Na sequência, o doutor em ortodontia Andre Weissheimer trouxe aos estudantes a “Ortodontia Contemporânea: Dos Princípios Básicos ao Diagnóstico 3D”. No segundo dia de evento, o mestre em prótese dentária, professor Fábio Fernando Miglioranza, abordou durante a manhã os “Procedimentos Clínicos em Prótese Fixa do Planejamento a Cimentação”. Já no período da tarde, o doutor em odontopediatria, professor Fausto Medeiros Mendes, trouxe os “Novos Conceitos na Abordagem da Cárie Dentária”.

Conforme explicou Fausto, a cárie é uma doença infecto-contagiosa que atinge grande parte da população, principalmente na infância. Segundo ele, a doença resulta na perda localizada de minerais dos dentes afetados e é ocasionada por ácidos oriundos da fermentação microbiana. “É importante que os futuros dentistas cada vez mais tomem posse de conceitos recentes sobre a abordagem da cárie. Será uma situação que eles enfrentarão pelo resto de suas vidas profissionais, e com a atualização constante no que diz respeito a conceitos e técnicas sem dúvidas eles poderão auxiliar e muito na redução e na prevenção da cárie nas regiões em que atuarão”, destacou o professor. kk

Para fechar os debates, na manhã do dia 24 o mestre em ciências odontológicas, professor Irineu Gregnnanim Pedron, falou sobre a “Aplicação de Toxina Botulínica em Odontologia”. Na sequência, o especialista em periodontia, professor Luiz Rodolfo, trouxe aos acadêmicos um parâmetro sobre “O Dentista nas Redes Sociais”. Já na parte da tarde, o doutor em endodontia, professor José Roberto Vanni, fez uma “Abordagem Endodôntica do Traumatismo Dento-alveolar”. Os estudantes também apresentaram trabalhos acadêmicos realizados durante a graduação.

Segundo a coordenadora da jornada, professora Caroline Zamin, ao longo destes três dias houve uma expressiva participação de acadêmicos e profissionais em palestras sobre assuntos que desafiam na prática da odontologia. “Ressalto a importância deste momento na vida acadêmica dos alunos, onde além de desfrutar das palestras também tiveram a oportunidade de divulgação de trabalhos científicos, o que engrandeceu muito este evento", destacou a professora.

O estudante do sexto período, Alexandre Lazzari Konflanz, classificou a jornada como produtiva e de grande proveito para sua futura vida profissional. “O que mais me chamou a atenção é o reconhecimento que o curso de Odontologia da Unochapecó vem conquistando fora da cidade. Os palestrantes nos elogiaram pela estrutura privilegiada que o nosso curso tem. Acredito que esses momentos nos proporcionam não só conhecimento, mas também a visão de pessoas de fora sobre a nossa universidade, nos permitindo conhecer de fato onde estamos inseridos. Sem falar na interação entre os acadêmicos, o nosso currículo que fica marcado pela participação nesse tipo de evento e a oportunidade de saber um pouco mais sobre temas atuais que não são tão aprofundados durante a graduação”, complementou Alexandre. 

 

COMPARTILHE
TAGS
Odontologia
Jornada
estudantes
Desafios
Clínica
Acadêmica

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image