Clínica Odontológica da Unochapecó atendeu 4.100 pacientes em 2013

Geral

Faz cerca de dois anos que Marisete Fatima Biesek é atendida na Clínica Odontológica da Unochapecó. Moradora do Bairro Efapi, Marisete recebeu a indicação do serviço, prestado por estudantes do curso de Odontologia e supervisionados por professores, de uma colega que já era paciente da clínica. “Depois que eu soube da clínica, além de mim, minha filha mais nova também vem aqui e já fez até tratamento de canal”, explica Marisete.

Inaugurada em agosto de 2010, como referência estadual quanto a equipamentos e capacidade de atendimento ao público, a Clínica Odontológica da Unochapecó atendeu 4.100 pacientes ao longo do ano de 2013. Na clínica, localizada no campus da Unochapecó, estão instaladas 50 cadeiras odontológicas, mais três blocos cirúrgicos, além de três cadeiras para atendimentos especiais e um consultório para triagens, urgências e emergências. Já na Clínica Odontológica atendida pela Unochapecó e instalada no Bairro Saic, há mais 12 cadeiras odontológicas para o atendimento à comunidade. No total esses espaços atendem em média 410 pacientes por mês.

foto

Os atendimentos prestados na clínica envolvem cerca de 40 alunos, com a supervisão de 18 professores do curso de Odontologia. A aluna Carla Regina Serraglio, do sétimo período do curso, avalia que a experiência de estagiar na clínica realizando os atendimentos aos pacientes proporciona muitos aprendizados. “No começo tinha medo de atender, depois a gente melhora na prática clínica e diminui o tempo de serviço. Nos procedimentos em que eu demorava agora consigo fazer em menos tempo, assim como a qualidade do procedimento”, expõe Carla. A estudante menciona que a estrutura da clínica é boa, além do corpo docente, o que ajuda na qualificação profissional. “Essa oportunidade de prática faz com que os pacientes conheçam o nosso trabalho, que é qualificado, pois os professores nos ensinam a prática muito bem”, destaca.

Laura Simonatto, que também cursa o sétimo período do curso de Odontologia, explica que todo o aprendizado acorre em um processo de progressão. “Você faz a aula teórica, aprende no manequim e depois vem aqui para a clínica”, reforça Laura. Para ela, essa oportunidade de atender os pacientes proporciona aprendizados que serão levados para o mercado de trabalho.

Demanda de atendimentos

“A procura dos pacientes pelo nosso atendimento é reflexo da seriedade que o curso está passando, dessa segurança que os alunos estão passando aos pacientes, do bom atendimento”, avalia a coordenadora da Clínica Odontológica da Unochapecó. Para a professora Fernanda Malgarim, “é um serviço diferenciado”.

fotoOs atendimentos são baseados no semestre do aluno. Assim, os procedimentos que eles realizam são compatíveis com o que já aprenderam. Conforme a professora Fernanda, os procedimentos têm um nível de complexidade baseado na graduação. “Por isso oferecemos os procedimentos básicos, não oferecemos a parte de implantodondia, que foge um pouco da graduação, mas os demais são todos oferecidos pela clínica”, reforça Fernanda.

Entre os serviços prestados pela Clínica Odontológica, a coordenadora do curso de Odontologia da Unochapecó, professora Silvia Leticia Freddo, destaca o clareamento, endodontia (tratamento canal), profilaxia (limpeza), remoção de tártaro, próteses, restaurações, cirurgias, extrações, atendimento odontopediátrico, biópsias e radiografias panorâmicas. A professora explica que qualquer pessoa pode usufruir dos serviços da Clínica Odontológica, basta agendar horário pelo telefone (49)3321-8393.

Mercado de trabalho

A coordenadora da Clínica Odontológica destaca que o mercado da odontologia se ampliou muito e os alunos da Unochapecó estão conseguindo se inserir nele de forma positiva. “Temos como referência a primeira turma do curso de Odontologia da Unochapecó, que se formou na metade do ano passado. Alguns passaram em concursos, já outros conseguiram montar consultório particular, então acredito que a nossa inserção e a dos nossos alunos está sendo bem construtiva”, explica a professora Fernanda Malgarim.