Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó aprova 5 propostas no PROEXT com nota máxima

Educação

O Ministério da Educação (MEC) aprovou com nota máxima, cinco propostas dos programas de extensão universitária da Unochapecó, junto ao Programa de Apoio à Extensão Universitária MEC/SESu (PROEXT 2016). As propostas aprovadas pela Universidade totalizam aproximadamente 1,5 milhão.

O PROEXT 2016 é um instrumento político do Governo Federal que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação de estudantes e na inclusão social nas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Universidades, em consonância com as políticas públicas e sociais, Política Nacional de Extensão e com os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) envolvidos na proposta e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. A Chamada Pública do PROEXT contou com 20 linhas temáticas de submissão de propostas, com recursos de até R$ 300.000,00 e prazo de 18 a 24 meses para execução.

A vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, salienta que a conquista é resultado de um trabalho coletivo que envolve professores, técnicos-administrativos, estudantes e entidades parceiras. “A aprovação das propostas significa mais bolsas para os estudantes e oportunidades para o exercício de uma formação acadêmica e cidadã em ações que articulam a extensão ao processo de formação profissional e à investigação, em uma perspectiva do protagonismo dos estudantes, da responsabilidade social e do fortalecimento das políticas públicas no contexto do desenvolvimento regional.” A professora acrescenta, ainda, que este resultado encoraja, fortalece, renova forças e nos faz acreditar, ainda mais, que é possível. "Não é apenas a Unochapecó quem ganha, mas é a comunidade" comenta Caovilla.

Para a diretora de Extensão da Unochapecó, professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, o resultado é mérito de um coletivo comprometido com a qualidade da formação na Unochapeco. “A Extensão é indispensável no pensar e fazer universitário e a nova Política de Extensão Universitária da Unochapecó a reconhece como um princípio educativo e de aprendizagem que deve estar presente tanto em sala de aula quanto nos efetivos momentos de inserção na comunidade, para (re)conhecer e/ou intervir, ampliando o enfoque interprofissional e interdisciplinar, promovendo o pensamento crítico e reflexivo e um fazer comprometido com a construção da cidadania” explica a professora.

 

O analista de Projetos da Diretoria de Extensão, Manoel Boita, aponta que este é o segundo ano que as Universidades Comunitárias puderam acessar ao Edital do PROEXT e que a aprovação com recursos de 5 propostas de programas de extensão, com nota máxima, pela Unochapecó, revela a competência das pessoas e a qualidade teórica-metodológica que sustentam às ações propostas dentro de uma concepção de extensão universitária articulada com as políticas públicas e sociais, Política Nacional de Extensão, Plano de Desenvolvimento Institucional e Projetos Pedagógicos de Curso.

Foram mais de 3.200 propostas submetidas ao Edital, em nível nacional, com origem de Universidades Públicas Federais, Públicas Estaduais, Públicas Municipais, Institutos Federais e Comunitárias. As propostas deverão ter início no primeiro semestre de 2016, mediante assinatura do convênio de repasse de recursos via Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).

Abaixo estão as propostas aprovadas pela Unochapecó nas seguintes áreas temáticas:

 

Promoção da saúde

- Programa de Atenção e Cuidado à Criança e Adolescente: “Sorriso para a Vida”

Coordenadora: Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues

Cursos envolvidos: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina

 

- Programa: Atenção Multidisciplinar Em Saúde (AMES)

Coordenadora: Paula Zeni

Cursos envolvidos: Fisioterapia, Medicina, Educação Física, Pedagogia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Psicologia e Direito

 

Geração de trabalho e renda por meio do Apoio e Fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários

- Programa: Fortalecimento do Programa Permanente de Extensão ITCP – Unochapecó, apoiando a incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) constituídos de grupos sociais vulnerabilizados da região oeste de Santa Catarina

Coordenador: Carlos Eduardo Arns

Cursos envolvidos: Administração, Agronomia, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social

 

Direitos humanos

- Programa: Centro de Atendimento à Comunidade: defesa e garantia de direitos

Coordenadora: Adriana de Toni

Cursos envolvidos: Direito, Psicologia e Serviço Social

 

Relação entre Estado e Sociedade, Promoção da Participação Social e Políticas para a Juventude

- Programa: Fortalecimento da participação social na gestão de políticas públicas

Coordenadora: Maria Elisabeth Kleba da Silva

Cursos envolvidos: Direito, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e Ciências da Saúde

COMPARTILHE
TAGS
Proposta
Programa
Proext
extensão

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image