Ação reuniu estudantes, professores, psicólogos e membros da Secretaria da Educação do município

Geral

O curso de Psicologia da extensão da Unochapecó em São Lourenço do Oeste realizou uma ação de discussões sobre as atividades desenvolvidas pelas estudantes do curso através dos estágios obrigatórios e processos educativos. Com a atividade buscou-se proporcionar um momento de reflexão entre acadêmicos e profissionais da educação sobre as demandas das instituições de ensino envolvidas no estágio, ressaltando as contribuições da psicologia para a educação.

A atividade, realizada no dia 24 de fevereiro, no auditório da universidade contou com a presença dos membros da Secretaria Municipal de Educação, Gilda Valandro e Claudiomiro da Silva, psicólogos e diretores de escolas da cidade. Durante a atividade foi realizada a apresentação e discussão das propostas de estágios de São Lourenço realizadas pelas estudantes do nono período do curso.

A professora da Unochapecó Silvia Maria Almeida considera que a atividade foi positiva, pois permitiu traçar um dialogo procurando estabelecer vínculos com os espaços onde estudantes de Psicologia realizam os estágios. Acrescenta ainda que desta forma, se consegue aproximar os debates, estudos e propostas sobre os desafios e possíveis alternativas construídas coletivamente entre escola e universidade. “Essa é uma forma de esclarecer dúvidas, rever projetos, definir ações e implementar as propostas, na medida em que se dialoga com os envolvidos em todo o processo de construção desse momento de aprendizagem que é o estágio”, finaliza.

Para a estudante do nono período do curso de Psicologia Diana Generaldi, que realiza seu estágio no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Monteiro Lobatto de São Lourenço do Oeste, o encontro propiciou refletir juntamente com os profissionais da educação possibilidades e desafios para a atuação do psicólogo na área escolar, bem como sobre a importância do estágio para a formação. A estudante Pamela Pansera comenta também que a participação do grupo de psicólogos, professores e estudantes proporcionou uma conversa intensa sobre os projeto, ouvindo opiniões e repensando práticas. “Como faço estágio no Ceim Mundo Colorido, fui incentivada a realizar o projeto e as possíveis datas que isso pode ocorrer”, explica Pamela.

Estágio

As atividades desenvolvidas pelas estudantes do curso de Psicologia de São Lourenço do Oeste nas escolas municipais iniciaram no primeiro semestre de 2013. O referido estágio tem como objetivos instrumentalizar os estudantes do curso para conhecer, compreender e contribuir na transformação da realidade social, visando o desempenho crítico e competente de sua função. Além disso, proporciona a realização de atividades práticas em situações reais de trabalho e ainda, viabiliza o intercâmbio técnico e científico entre a universidade e as instituições.