Curso de Psicologia debate Práticas Clínicas

A X Semana Acadêmica do curso de Psicologia, realizada do dia 19 a 23 de Outubro na Unochapecó, neste ano debateu “Psicologia e práticas clínicas: reflexão e intervenções”. O evento contou com a participação de estudantes, professores e profissionais do mercado, que debateram os diferentes cenários de atuação da Psicologia.

Os participantes desta edição analisaram e debateram os processos clínicos através das diferentes abordagens oferecidas no curso. Segundo Elizangela Felipi, coordenadora da semana acadêmica, há muitos anos não eram discutidas as práticas clínicas em uma semana acadêmica. "Todas as temáticas dessa semana tem um objetivo de refletir teoricamente as práticas de atuação dentro do espaço da clínica, mas pensando nas diversas formas de atendimento, socializando experiências em atendimentos para diferentes públicos em diferentes locais”, reforça a coordenadora.

uno

Neste ano o evento proporcionou aos participantes dez minicursos, seis conferências, três oficinas e ainda exposição de trabalhos realizados pelos estudantes do curso. Um desses minicursos foi ministrado pelo médico psiquiatra e terapeuta psicanalítico, Flávio Braga de Freitas, que trabalhou o tema “Grupoterapia Multifamiliar na Saúde Mental de crianças e adolescentes”. Na chamada "grupoterapia", várias pessoas socializam experiências de vida e ajudam umas as outras a encontrar uma solução para os seus problemas. "Da mesma forma essas pessoas poderão contribuir com outras, dividindo suas experiências encaminhando a solução para o problema que está sendo enfrentado”, completa Flávio.

Todas as atividades tiveram uma contextualização entre teoria e prática, como aponta Julia Gerhardt, acadêmica do curso, “Eu estou revendo conceitos que já vistos em algumas abordagens clínicas, conseguindo ter um novo olhar nas discussões de casos e me inspirando ainda mais com as experiências trazidas”, completa Julia.

Semana acadêmica
Debate