Durante o evento foram apresentadas pesquisas e ações culturais

Geral

O curso de Psicologia da Unochapecó participoudo 19° Congresso Brasileiro de Psicodrama, realizado pela Federação Brasileira de Psicodrama, em Foz do Iguaçu. O evento, que ocorre a cada dois anos, tem como finalidade estimular o intercâmbio entre a comunidade psicodramática brasileira e internacional, possibilitando a reflexão e realização de trabalhos conjuntos.

Representando a Unochapecó estiveram presentes a professora Wladineia Danielski, 30 acadêmicos e seis egressos do curso de Psicologia, que apresentaram pôsteres e atividades culturais. O pôster "Resignificando o afastamento familiar", de autoria das acadêmicas Luiza Bernardi e Any Franciny Schmitt, e co-autoria das professoras Wladinéia Danielski e Carla Gelati, foi premiado com menção honrosa de segundo lugar na categoria de Pôster sobre Trabalho Desenvolvido ou em Desenvolvimento.

O pôster apresentado foi referente ao atendimento psicológico realizado em 2013 no Centro de Atendimento a Comunidade (CAC) da Unochapecó, em parceria com o Fórum de Chapecó e a Secretaria Municipal da Assistência Social. Foi realizado atendimento grupal de 10 jovens entre 13 e 17 anos, afastados das famílias por decisão judicial e residentes em casas lares.

Para Luiza, a participação no congresso permitiu maior visibilidade do trabalho e contribuiu para reforçar sua certeza de ter escolhido esta profissão e dos caminhos a seguir depois de formada. Já para a aluna do nono período Any Schmitt, a apresentação do pôster no evento representa a disseminação em âmbito nacional, de uma prática que estava sendo realizada dentro da universidade.”É válido pensarmos que a elaboração do pôster, por si só, já nos trouxe grande aprendizado, pois foi neste processo que nos debruçamos sobre teorias e conseguimos analisar e avaliar o trabalho que vínhamos desempenhando”, expõe ela.

Para Wladinéia, o evento serviu para ampliar conhecimentos e divulgar o que tem sido feito no Curso de Psicologia. “A participação no Congresso propiciou uma projeção do curso de Psicologia da Unochapecó junto à comunidade psicodramática brasileira, além de reconhecer, através da premiação e participação dos acadêmicos nas atividades científicas e culturais, o trabalho que o curso tem desenvolvido.”

Outras ações

Durante o Congresso, que ocorreu entre 30 de abril e 3 de maio, também foi apresentado pôster sobre Relato de Experiência junto ao Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) da Unochapecó: Grupo Sociodramático com Mulheres: (Re) pensando o Papel Feminino. A apresentação foi realizada pelas acadêmicas Raquel Baldissera, do nono período da Psicologia, e Taynara Fidelis dos Reis, do sétimo período da Psicologia.

A professora Wladineia participou, ainda, de mesa-redonda intitulada “Caminhos do psicodrama da escola básica às universidades: conservas e criações”, com o trabalho “O ensino do psicodrama na universidade: experiência no componente curricular oficina de vivência grupal”. O trabalho apresentou a metodologia e formato do componente curricular Oficina de Vivência Grupal. Conforme a professora, compartilhar tal vivência de ensino com representantes de outras instituições proporcionou a discussão sobre o espaço e possibilidades do Psicodrama na universidade.

Os estudantes ainda participaram do Show de Talentos promovido pelo Congresso com a apresentação de música de sua autoria, denominada Funk da Fenomenologia, desenvolvida através da Estratégia Diálogos de Aprendizagem que acontece no curso. A atividade contou com a apresentação de três músicas pelas  estudantes Taynara Fidelis dos Reis,  no violino, e Ana Carolina Baú, no vocal, ambas do sétimo período,  e Raica Mortele, do terceiro período, no violão.