Palestra foi ministrada pela presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina

Geral

O curso de Psicologia da Unochapecó realizou aula inaugural com o tema "Psicologia, ciência e profissão: desafios contemporâneos". Foi ministrada pela presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, Jaira da Silva Rodrigues. A atividade permitiu, além do debate sobre os desafios da profissão, uma aproximação do conselho com os estudantes.

foto

Na palestra foi realizado o resgate histórico da Psicologia como ciência e profissão. “Nesse resgate foram apontados avanços e retrocessos históricos a partir de um olhar dialético sobre a subjetividade e a diversidade existente nos fenômenos psicológicos”, explica Jaira. A palestrante apontou desafios a serem enfrentados, como o avanço na formação crítica no ambiente acadêmico e profissional, maior participação em espaços sociais e de políticas públicas e o reconhecimento da Psicologia como uma profissão constituída na diversidade.

Para a estudante do terceiro período de Psicologia da Unochapecó, Raiza Moterle, os temas abordados permitiram uma exposição bem colocada sobre a história e trajetória da Psicologia, bem como rever alguns conceitos já trabalhados em sala. “Trouxe contribuições até mesmo para problematizarmos nosso cotidiano e a política que nos rege, possibilitando analisarmos quem somos e quem podemos vir a ser”, explica.

Da mesma forma, a estudante do nono período Alana Lazaretti considera o tema da palestra bastante pertinente já que possibilita aos estudantes uma noção mais realista da profissão no cenário brasileiro. “É um tema que contempla todos os períodos. Tivemos a oportunidade de ouvir alguém que está diretamente envolvida nas discussões políticas da profissão e, dessa forma, pudemos compreender melhor os desafios e potências que temos pela frente,” finaliza a estudante.