Egressa vence prêmio nacional de Psicologia

Egressa do curso de Psicologia da Unochapecó, Elidiane Maria Trevisan, recebeu o Prêmio Silvia Lane da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), na categoria relatório de estágio, com o trabalho intitulado "Possibilidades de atuação do psicólogo no contexto escolar". A entrega do prêmio foi realizada durante o IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, que aconteceu de 19 a 23 de novembro na cidade de São Paulo.

O Prêmio Silvia Lane está na sua oitava edição e premia Trabalhos de Conclusão de Curso e Relatórios de Estágio de estudantes de Psicologia de todo o país, procurando disseminar a produção de conhecimentos e incentivar a pesquisa na área. A oitava edição premiou as produções escritas de estudantes que concluíram a graduação em 2013. O trabalho apresentado pela egressa é resultado do relatório de Estágio Acompanhado em Psicologia e Processos Educativos, realizado em 2012 e orientado pelo professor Dr. Celso Francisco Tondin.

O objetivo do estágio realizado em uma escola de Xanxerê foi compreender e discutir os processos educativos/escolares, relacionando-os com as possibilidades de intervenção do psicólogo no contexto escolar, numa perspectiva de trabalho coletivo e participativo. Durante dois semestres, a então acadêmica desenvolveu atividades com alunos e profissionais de uma escola de Xanxerê, tais como: “Plantão Institucional”, grupo de professoras da Educação Infantil, grupo de professoras das séries iniciais e grupo de alunos de 5ª série. As questões trabalhadas foram, de modo especial, a saúde do trabalhador professor, aspectos psicomotores da criança com até seis anos de idade, identidade de alunos, a violência escolar e relações interpessoais.

Para Elidiane, o maior desafio foi em relação à visão que a escola possuía sobre o psicólogo, "uma visão fragmentada e individualista, aonde o psicólogo iria realizar apenas atividades com os alunos. Com o desenvolvimento das atividades essa visão foi desconstruída, dando espaço para a Psicologia Escolar Crítica". O prêmio conquistado fortalece o interesse de Elidiane pela área de Psicologia Escolar. Segundo ela, ganhar o prêmio foi uma ótima conquista para sua vida profissional, ainda mais, quando pretende seguir com os estudos neste campo de pesquisa, e fazer um mestrado na área.

Para o professor Tondin, o prêmio reconhece o esforço coletivo do curso de Psicologia da Unochapecó em formar profissionais conectados com os problemas cotidianos das comunidades e capacitados para intervenções transformadoras da realidade social. Na foto, a egressa recebe o certificado da diretora da ABEP e coordenadora do Prêmio Silvia Lane, Sônia Maria Lemos, acompanhada do professor Celso Tondin.

Prêmio
Nacional