Mais de 280 estudantes colam grau na Unochapecó

A realização de um sonho. É assim que se pode definir o momento da formatura. Para 286 novos profissionais de 28 cursos de graduação da Unochapecó, a sonhada formatura ocorreu na última sexta-feira (13). A solenidade de colação de grau institucional, realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, foi prestigiada por familiares, professores, dirigentes da universidade e coordenadores dos cursos.

Dividida em dois momentos, um às 18h30 e outro às 20h30, a Colação proporcionou aos formandos a beca, o capelo, o canudo e a solenidade. Uma noite marcada por muita emoção e alegria, embalados por música e aplausos.

uno

Para a formanda de Psicologia, Larissa Vortmann, depois de cinco anos de muito estudo e dedicação, este é o momento de concretizar um sonho. “Apesar de ser uma formatura coletiva, com vários cursos, o modo como a Unochapecó organiza o evento faz com que a gente sinta que a formatura é particular, apenas do nosso curso. É um momento muito significativo para todos nós, é o marco de uma trajetória”, conta a jovem.

Na plateia, os familiares não escondiam a tensão, aguardando o início da cerimônia. Enquanto isso, em um espaço reservado para os formandos, o momento era de concentração e expectativa. Já na entrada principal do Centro de Eventos, os formandos da segunda etapa da colação começavam a chegar, acompanhados dos pais e amigos. Eles aproveitaram para tirar fotos e eternizar esse momento único na vida deles. A família Correa trazia a alegria estampada no rosto. O filho mais velho do casal se formou em Administração. Orgulhosos, eles falavam o tempo todo o quanto estavam contentes com essa conquista. “O sentimento é de satisfação, de alegria. A dedicação dele foi uma surpresa pra mim. Ele foi muito eficiente, com notas boas, nos trouxe muitas felicidades”, ressaltou o pai, Carlos Correa.

uno

Para a mãe, o sentimento é de dever cumprido. “A trajetória não é fácil, os custos de um curso de graduação pesam no orçamento da família, por isso, chegar até aqui é uma felicidade sem tamanho”, relata Dulce Correa. Emocionado, o filho Leonardo fez questão de dizer que a conquista também é dos pais. “Esse prêmio é para eles também, em todos os momentos eles ficaram do meu lado, me incentivaram a não desistir”.

As solenidades

Na primeira cerimônia colaram grau estudantes dos cursos das Áreas de Ciências Humanas e Jurídicas (ACHJ) e Ciências da Saúde (ACS), que são: Ciências da Religião, Direito, Educação Física, Farmácia, Letras (Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa), Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia e Tecnologia em Gastronomia.

Na sequência, aconteceu a colação dos formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Visual, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Sistemas de Informação e Tecnologia em Produção Audiovisual, das Áreas de Ciências Sociais e Aplicadas (ACSA) e Ciências Exatas e Ambientais (ACEA).

Sonho
Formatura