Psicologia da Uno conquista quatro estrelas no Guia do Estudante

O curso de Psicologia da Unochapecó, recebeu quatro estrelas pelo Guia do Estudante. A revista, especializada em vestibulares e cursos de graduação classificou o curso como “Muito Bom”. Os melhores cursos do país são avaliados com cinco estrelas e a avaliação levou em conta vários aspectos dos cursos.

Para a coordenadora do curso, professora Solange Aparecida da Rosa, esse conceito “dá visibilidade à Unochapecó, como entidade que investe na educação, e ao Curso de Psicologia, como curso que em seu trabalho cotidiano investe em processos pedagógicos participativos, por meio dos quais se privilegia a diversidade teórica e de campos de atuação da Psicologia, as trocas coletivas e o respeito à pluralidade cultural” aponta.

A coordenação do curso junto dos professores, busca sempre a qualidade acadêmica, com a marca do compromisso social. Assim, os profissionais graduados pela Unochapecó, “são estimulados a terem uma percepção crítica das questões sociais e a ser capazes de investigar, diagnosticar e intervir na realidade individual e coletiva, a partir de pressupostos técnico-científicos da Psicologia, da produção do conhecimento histórico-social e de uma postura ética e cidadã”, ressalta a coordenadora.

Estrutura

O Curso de Psicologia da Unochapecó desde a sua criação, em 1997, já formou cerca de 583 profissionais. Atualmente são 284 estudantes matriculados. Durante os 18 anos de existência, o curso tem se colocado a par das mudanças ocorridas na Psicologia, e ao mesmo tempo se mantém ativo na comunidade regional e nacional.

O Curso mantém viva também a forma participativa da Unochapecó, e especificamente do Curso de Psicologia, de construir os processos político-pedagógicos. Assim, professores e estudantes, com irrestrito apoio dos gestores, envolvem-se na implementação e avaliação permanente do Projeto Pedagógico de Curso.

Um dos objetivos do curso, é formar profissionais capazes de participar ativamente, de forma crítica na sociedade onde vivem e trabalham, analisando o seu campo de atuação e desafios contemporâneos, buscando soluções, criando novos empreendimentos, e trabalhando nas várias áreas que o saber psicológico lhe dá condições, vinculada à realidade política, histórica e cultural e aos compromissos éticos com a coletividade, como consta no Projeto Pedagógico do Curso.

Avaliação

O Guia do Estudante, realizado desde 2006, é organizada por consultores com conhecimento na área da graduação. São avaliados com cinco estrelas os cursos que atingem o conceito “excelente”, com quatro estrelas aqueles considerados como “muito bom” e com três estrelas os cursos na categoria “bom”. Ainda na avaliação estão as opções “regular”, “prefiro não opinar” e “ruim”.

Para fazer parte da avaliação feita pelo Guia do Estudante da Editora Abril, o curso deve ser presencial, ter titulação de bacharelado ou de licenciatura e bacharelado e possuir turma formada há, pelo menos, um ano. Além disso, deve ter uma ou mais turmas em andamento e, ainda, ofertar vagas no próximo processo seletivo da universidade.

Muito bom
Guia do estudante