Curso é classificado com três estrelas por revista de circulação nacional

Geral

O curso de Psicologia da Unochapecó, campus Chapecó, recebeu três estrelas na avaliação realizada pela revista Guia do Estudante. O periódico de circulação nacional analisa, anualmente, os melhores cursos de ensino superior do Brasil. Como destaca o coordenador adjunto do curso, professor Celso Tondin, receber tal indicação é importante devido ao reconhecimento nacional que o curso recebe, assim como pelo prestígio da indicação. A pontuação máxima da revista é cinco estrelas.

Um dos destaques que caracterizam o curso é a diversidade. Isto é, a graduação busca abranger as várias abordagens teóricas da Psicologia e áreas de atuação do psicólogo. Por esse motivo, o estudante completa sua graduação e sai com uma perspectiva voltada à realidade social em diferentes contextos: empresas, escolas, organizações sociais, hospitais, unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial (saúde mental), centros de referência de assistência social, consultórios, clínicas etc. Sempre com a atenção direcionada às demandas sociais, ou seja, considerando o que a sociedade precisa.

Acerca da administração, o coordenador adjunto ressalta que eles procuram trabalhar de forma conjunta entre professores, estudantes e corpo técnico. “De fato é uma gestão participativa, no sentido de que professores e estudantes dialogam sobre decisões para diversas situações. Gestão não é sinônimo de coordenação. O curso tem histórico de que todos, de alguma forma, participam na construção do curso”, ressalta Tondin.

Estrutura

Dentro do curso, existem ações que possibilitam experiências aos estudantes e os aproximam da realidade do mercado. A exemplo do Diálogos de Aprendizagem, que é uma estratégia coletiva de estudo e avaliação do curso, onde são feitos artigos e apresentações de trabalhos a todo o curso. Isso provoca, segundo o coordenador adjunto, o debate entre os diferentes períodos e professores. Além disso, o curso participa da Mediação Familiar, espaço onde pessoas que necessitam de informações e serviços ligadas ao direito da família ou reconhecimento de paternidade são atendidas por uma equipe multidisciplinar.

Existe ainda a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), que tem por finalidade a inserção de atores marginalizados economicamente no sistema formal de economia. Assim como o Pró-Saúde, programa do governo federal que orienta os estudantes e profissionais da área da Saúde para a melhoria do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). E o Serviços de Psicologia, ambiente onde se desenvolvem atividades na área da Psicologia com o propósito de conhecer os pacientes, entender suas dificuldades e realizar o encaminhamento necessário.

Avaliação

O Guia do Estudante, realizado desde 2006, é organizado por consultores com conhecimento na área da graduação. São avaliados com cinco estrelas os cursos que atingem o conceito “excelente”, com quatro estrelas aqueles considerados “muito bom” e com três estrelas os cursos na categoria “bom”. Ainda na avaliação estão as opções “regular”, “prefiro não opinar” e “ruim”.

Para fazer parte da avaliação feita pelo Guia do Estudante da Editora Abril, o curso deve ser presencial, ter titulação de bacharelado ou de licenciatura e bacharelado e possuir turma formada há pelo menos um ano. Além disso, deve ter uma ou mais turmas em andamento e, ainda, ofertar vagas no próximo processo seletivo da universidade.

Psicologia
Guia do estudante