Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó presente no IV Encontro Estadual sobre Juizados

Educação

A Coordenação do Serviço de Mediação Familiar, professores e acadêmicos da Unochapecó estiveram presentes no IV Encontro Estadual do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Resolução de Conflitos no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O evento realizado em Florianópolis nos dias 17 e 18 de novembro, teve como tema a otimização dos sistemas de juizados especiais e programas alternativos para a solução de conflitos.

As discussões abordaram a reflexão sobre a crise do judiciário brasileiro em relação a sua ineficiência para resolver os conflitos da sociedade, seja pela demora processual ou por não intervir em fatores geradores dos conflitos. Para o Ministro e palestrante do evento, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, “há um fracasso do sistema centralizador, pois não leva a justiça a quem realmente precisa”. O papel das universidades também foi destacado pois, possuem o compromisso de formar profissionais para a cultura de paz, além de articular a implementação de programas alternativos de resolução de conflitos, dentre os quais, está o Serviço de Mediação Familiar.

Desde a implantação que aconteceu por meio de parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 2004, a Unochapecó oferece o Serviço de Mediação Familiar, atendendo a população e orientando-as sobre questões relacionadas a conflitos familiares. O projeto tem se constituído como referência no estado, tanto no judiciário quanto na compreensão das famílias atendidas. Sua atuação é interdisciplinar e oportuniza a prática do estágio para acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Direito e Psicologia.

Um dos principais resultados do trabalho desenvolvido neste ano foi a ampliação do convênio com o Tribunal de Justiça, possibilitando a instalação de Posto de Atendimento e Conciliação - PAC. A partir do primeiro semestre de 2015, iniciam as atividades da Conciliação, aumentando as possibilidades de acesso à Justiça para a população de Chapecó e região. 

COMPARTILHE
TAGS
Serviço
Mediação
Familia
Auxilio

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image