Pesquisa de publicaçõesVoltar

Atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da geometria nos anos finais do ensino fundamental

Autor

Almeida, Deise Cíntia Camilo de

Orientador

Cláudia Maria Grando

Autores secundários

Costacurta, Mirtes Simone
Grando, Cláudia Maria

Ano

2010

Resumo

A geometria é um conhecimento de extrema importância, tendo uma vasta aplicação em situações do nosso dia-a-dia. Os conceitos geométricos desenvolvem no aluno um meio de representar o mundo em que vive. Embora a sua importância seja inquestionável, surgem vários problemas no ensino e na aprendizagem da Geometria, tanto nas metodologias utilizadas quanto no envolvimento dos alunos na compreensão deste conceito. Diante desta realidade, o papel da motivação e da afetividade no ensino da Geometria torna-se essencial para aprendizagem dos alunos, o uso de atividades lúdicas com os conceitos geométricos envolvidos pode auxiliar o professor tornando a aula prazerosa e interessante para os alunos. Elencamos como objetivo geral desta pesquisa, analisar a utilização de atividades lúdicas no ensino da Geometria dos anos finais do Ensino fundamental, como recurso para a motivação dos alunos e para uma aprendizagem significativa, fazendo proposições. Como objetivos específicos, refletir sobre o ensino da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental; identificar o papel da motivação na aprendizagem da Geometria; compreender no que se constituem as atividades lúdicas; examinar como as atividades lúdicas podem melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e fazer proposição de utilização de atividades lúdicas para o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, assim identificando os conceitos envolvidos em cada atividade e em que dimensão (construção, aprofundamento, fixação dos conceitos) a atividade contribui na aprendizagem da geometria. Todo o trabalho de pesquisa foi permeado por leituras teóricas que contribuíram para fundamentação deste estudo. O relatório da pesquisa está dividido em três capítulos: Ensino e aprendizagem da geometria; Motivação e atividades lúdicas no ensino da geometria e Propostas envolvendo o lúdico no ensino da geometria. O ensino da Geometria está bastante defasado, usa-se ainda a metodologia tradicional, portanto é necessário o uso de atividades que motivem o aluno. Ao trabalhar com atividades lúdicas o professor promove a melhor interação da turma com o grupo de colegas, desenvolve a iniciativa, interesse, curiosidade, capacidade de análise e reflexão dos conceitos geométricos, 6 sendo um excelente apoio pedagógico para o professor. Assim, propomos atividades lúdicas contemplando seus objetivos, os conceitos geométricos envolvidos e comentários e procedimentos sobre a atividade.