Inaugurado em Xaxim espaço para atendimento jurídico

. Atualizado em 01/06/2012 16:57.

Foto principal desta notícia

O Escritório Sócio-Jurídico e o Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) da Unochapecó tiveram o novo espaço inaugurado em Xaxim. Os dois serviços atendem a comunidade carente do município no mesmo local, na Rua Rui Barbosa 449, ao lado do Fórum da Comarca de Xaxim. A inauguração, na noite de 30 de maio, contou com a presença de autoridades representando a prefeitura de Xaxim, a Câmara de Vereadores do município, o Fórum da Comarca e também a reitoria, diretores, professores e alunos da Unochapecó.

O espaço oferece à comunidade o serviço do projeto extensão Escritório Sócio Jurídico (ESJ), que está diretamente ligado ao curso de Direito da Unochapecó. Ele oferece estágio supervisionado aos alunos de Direito, Serviço Social e Psicologia, atendendo à população de baixa renda. O atendimento a população é realizado por acadêmicos, supervisionados pelos professores e profissionais de ambas as áreas. Direito atende quatro áreas: Civil, Penal, Trabalhista e Previdenciária e Serviço Social atende dois projetos: família e seguridade social. Já o curso de Psicologia presta atendimento psicológico aos usuários do ESJ.

No andar superior estará atuando o Serviço de Atendimento à Comunidade (CAC), que atua de forma multidisciplinar, através da assistência social. Estão compreendidos os serviços de psicologia, direito e serviço social, mediante atuação de profissionais, professores e bolsistas para questões específicas, que muitas vezes fogem do encaminhamento judicial. Segundo a coordenadora do CAC, professora Rosemari Martello, no espaço o cidadão tem garantido o seu direito. A complexidade do atendimento vem auxiliar os casos, que muitas vezes, são resolvidos pela intervenção dos psicólogos e ou dos assistentes sociais, sem envolver necessariamente uma ação judicial. “A tarefa do CAC é promover o diálogo e construir entre ambas as partes uma solução, evitando ao máximo possível uma ação judicial”, concluiu a professora Rosemari.

O CAC também compreende os serviços do Pec-Jur, que busca a inserção dos acadêmicos do curso de Direito na comunidade, atendendo a carência de informações jurídicas acerca dos temas de interesse direto de grupos de pessoas, individual ou coletivamente. Outro projeto de extensão oferecido no mesmo espaço é o Serviço de Mediação Familiar, desenvolvido pela Unochapecó, em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Esse projeto visa oportunizar o acesso do público-alvo ao Direito das Famílias, promovendo o diálogo entre os mediadores e os mediandos, bem como um outro olhar sobre os conflitos familiares.

Para o juiz da 1ª Vara da Comarca de Xaxim, Christian Dalla Rosa, que esteve presente na inauguração, a oferta de serviços que está disponível em Xaxim irá contribuir em muito para reduzir o número de processos da Comarca, que hoje chegam a mais de 6 mil. “Muitos destes processos são relacionados à Direito Familiar, e tenho certeza que muitos casos sequer se tornarão ações na Comarca, pois podem ser resolvidos antes que se tornem ações judiciais”, afirmou o juiz Christian.

O Escritório Sócio-Jurídico e o Centro de Atendimento à Comunidade funcionam em Xaxim das 8h às 12h e das 13h às 17h30 e contatos podem ser mantidos pelo telefone 3353-6873.