Unochapecó promove debate sobre curricularização na extensão

A Unochapecó recebeu no dia 17 de junho o professor Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, doutor em Física pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP) e Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). A vinda de Paulo foi uma ação da Vice-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, com a intenção de debater o papel da extensão, juntamente com o ensino e a pesquisa, no processo de formação acadêmica. O encontro que reuniu gestores, docentes, bolsistas de extensão, acadêmicos e técnicos-administrativos, abordou também os desafios das universidades em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, em específico a Meta 12.7, que se refere a creditação de 10% de ações de extensão no currículo dos cursos de graduação.

Para o professor Paulo Barone, o ensino, a pesquisa e a extensão, além de serem o princípio constitucional das universidades, relacionam-se com a formação de recursos humanos, produção de conhecimentos e interação com a sociedade. A extensão, segundo ele, auxilia a guiar a aprendizagem dos estudantes por meio do diálogo intercurricular.

O professor aponta ainda, que a extensão tem o poder de propor resoluções para os problemas reais e complexos da vivência em comunidade. Consequentemente, isso incentiva o estudante a tornar-se protagonista da sua formação, obtendo as competências necessárias para sua atuação profissional e cidadã. Sobre a curricularização, ele acredita que não deve haver uma regra geral a respeito disso, e cada curso ou área deve ter uma opinião específica em relação ao assunto.

extensão

O evento fez parte de um processo construtivo de discussões que objetivam a fomentação de momentos voltados para planejar, socializar e avaliar as práticas relacionadas com o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade. De acordo com a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, esta reflexão possibilita o contato entre a instituição e as grandes questões contemporâneas, e um enriquecimento da experiência acadêmica.

Universidade
extensão