Minha Uno
Menu Busca
Extensão

Projeto - A Academia nas Interfaces do Processo de Enfermagem

Descrição

O presente Projeto de extensão tem como foco a implementação do Processo de Enfermagem (PE) na atenção hospitalar. O PE é considerado uma metodologia/ferramenta de trabalho do profissional de enfermagem, que permite facilitar a troca de informações entre enfermeiros e equipe. Pode ser descrita como instrumento organizacional, estratégico e tecnológico de implementação do cuidado, visto que a enfermagem tem como foco de estudos e práticas o cuidado integral e individual dos usuários, utilizando-se de tecnologias, somado às relações interpessoais a fim de organizar e planejar as demandas de cuidado, gerenciais e científicas (SANTOS et al., 2014). Essa ferramenta, transforma o trabalho do enfermeiro ao sugerir uma série de ações para sua realização, qualificando desta forma o cuidado.
O modelo de assistência de enfermagem orientado pelo PE valoriza o planejamento das ações, das intervenções, da avaliação e das metas específicas traçadas para cada usuário. Na perspectiva adotada, permite a construção de um instrumento para guiar decisões clínicas dos enfermeiros. A documentação de enfermagem nos serviços de saúde, quando estruturada segundo o PE, permite estimar como o processo é operacionalizado pelos enfermeiros (CRUZ et al., 2016).
Assim, pretende-se implementar o PE na Rede de Atenção à Saúde Hospitalar, por meio do uso do sistema de linguagem padronizada, fazendo-se necessário a formação dos profissionais de enfermagem a partir dos pressupostos da Educação Permanente em Saúde. Dá se aí a atuação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó e as academias parceiras para implementação do PE no Hospital Regional do Oeste, pactuando as interfaces do PE na formação e serviço.

Relevância

Objetivo:
Instrumentalizar discentes e docentes da Unochapecó e universidades parceiras, bem como, residentes de enfermagem e enfermeiros do serviço para implementação do Processo de Enfermagem e o uso dos sistemas de linguagem padronizada no Hospital Regional do Oeste.

Objetivos específicos:
- Fortalecer o Processo de Enfermagem na academia à luz das melhores práticas no cuidado.
- Possibilitar aos discentes e docentes o uso dos Sistemas de Linguagem Padronizados associando teoria e prática.
- Viabilizar a troca dos conhecimentos sobre o Processo de Enfermagem e o uso dos Sistemas de Linguagem Padronizados nas comunidades acadêmicas e no serviço.
- Socializar os resultados produzidos com comunidade acadêmica e o serviço.

Equipe

Nome Atividade
Whatsapp Image