Parceria de sucesso

Disciplina integrada

12/06/2020
Por: Curso de Administração Unochapecó

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Engenharia Química e Sistemas de informação da Unochapecó estão trabalhando juntos em uma disciplina integrada. Os acadêmicos, em grupos que mesclam talentos de todos os cursos envolvidos no projeto, atendem demandas reais de empresas parceiras. Após compreender as demandas, os grupos trabalham em soluções unindo as áreas do conhecimento. Um momento importante para que possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua formação, além de ter o contato com o mercado, suas particularidades e desafios.

Na disciplina integrada, os professores estimulam os alunos a passarem por algumas fases importantes de um projeto, como a compreensão do problema, validação, busca por solução e aperfeiçoamento da ideia. 

Inovação, empreendedorismo, trabalho em equipe, liderança, tomada de decisão e muitas outras habilidades e conhecimentos são desenvolvidos na prática. A condução da atividade, com uso de ferramentas e metodologias do design thinking, call com as empresas e apoio dos professores, possibilita o desenvolvimento de soft skills (competências comportamentais) nos estudantes.

Os professores envolvidos no projeto, neste semestre, são: Caroline Dallacorte (Eng. Química e Adm), Cleunice Zanella (Adm), Daniela Didomenico (Contábeis), Duilio Pedro Schaefer Jùnior (Adm), Radamés Pereira (Sis e Computação), Vilmar Oening (Contábeis).

13 grupos - 13 demandas das empresas parceiras: Eko7, Fogões Clarice, Gelnex, Grupo Dass, Hidro Industrial, Scussel, Zagonel.

Apoio: Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ e Agência da Gestão da Inovação da Unochapecó

Contamos, ao longo do semestre, com a parceria de professores e profissionais do mercado convidados que ministraram oficinas aos nossos alunos: Gerenciamento de projetos - Gustavo Damschi (Elo Ideias); Depoimento sobre a importância da validação dos problemas - Evandro Badin (Junior Achievement); Oficina Custos e Orçamento - prof. Vilmar Oening; Oficina Prototipação e MVP - prof. Caroline Dallacorte; Oficina Interfaces e projeto de software - prof Radamés Pereira; Oficina Design e comunicação - prof. Alexsandro Stumpf (Design e Jornalismo); Oficina Viabilidade Financeira - prof. Mariélly Laucsen Martins; Oficina Plano e Projeto, BPM, Mockup e Negócios na era da Computação Ubíqua, Pervasiva e Móvel - prof. Radamés; Oficina Análise e interpretação de resultados em experimentos - prof. Micheli Zanetti; Oficina Pitch: apresentação de alto impacto - prof. Caroline Dallacorte.

Depoimentos de alunos, professores e parceiros da disciplina integrada:

Milena Zanella (acadêmica de Adm): A disciplina integrada trouxe a possibilidade de trabalhar em prol de problemas enfrentados pelas empresas com demandas reais. Para os acadêmicos de administração, é muito importante realizar esse tipo de tarefa pois possibilita acrescentar no currículo atividades como essas. Além disso, trabalhar com acadêmicos de outros cursos é uma atividade muito rica, pois acrescenta conhecimentos diversos.

Diana Funkler (acadêmica de Adm): A disciplina integrada está sendo super importante para nós, futuros administradores, pois conseguimos, através dela, ter experiências na prática de como acontecem alguns processos nas organizações e de como é trabalhar com colegas de diferentes áreas, oportunizando novos conhecimentos, novas visões e consequentemente novas oportunidades.

Jéssica Biazi (acadêmica de Eng. Química): Sermos inseridos em problemas reais de empresas com grande atuação no mercado é de grande valia, conseguimos ter uma visão muito abrangente da prática, baseado na teoria que aprendemos na vida acadêmica. Essa matéria integrada nos permitiu ampliar nossa rede de contatos e também nossos conhecimentos. A oportunidade de conhecer novas pessoas e a troca de experiências foi incrível, tenho certeza que alguns colegas levarei para a vida. Um dos maiores obstáculos da matéria foi pensar “fora da caixa”, entender a real demanda da empresa parceira e conseguir aplicar uma solução que seja viável e adaptável ao processo.

Amanda Figueiró (acadêmica de Eng. Química): A disciplina integrada apresenta um papel fundamental dentro da graduação, pois é através dela que conseguimos um contato direto com empresas de diversas áreas, onde estas, em buscas de soluções inovadoras, apresentam seus problemas reais de processo de produção ou questões ligadas à empresa. Temos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação e estar trabalhando em conjunto com estudantes de outros cursos, o que facilita o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar e o surgimento de novas ideias, fazendo com que cada um colabore com a identificação e resolução do problema, para que a ideia torne-se realizável, viável e principalmente aprovada e aplicada pela empresa, demonstrando assim, uma responsabilidade individual e profissional perante a demanda solicitada.

Rosalvo (acadêmico de Eng. Química): Bom, sobre a matéria integrada, gostei dessa demanda que as empresas trouxeram para a aula, pois é algo que realmente a empresa possa usar para seu crescimento. Outro ponto importante é que foram selecionados grupos com alunos de vários cursos, sendo necessária uma equipe unida para a realização do projeto que nos foi dado. Juntamente a tudo isso, tivemos os professores, que focaram em nos auxiliar no desenvolvimento de várias ferramentas e oficinas para a conclusão do projeto.

Ana Gabriela Rodhmann (acadêmica de Contábeis): Nessa matéria vivenciamos muitas experiências e oportunidades, conhecimento obtido pelas trocas de ideias, estímulo de pensar diferente para soluções de problemas e o desafio de mostrar que a importância da nossa profissão no desenvolvimento de projetos e melhorias, todos esses fatores tiveram total valor para nos desenvolver como melhores profissionais. Outro fato muito positivo da matéria foi criar novos laços de amizades, conhecer pessoas e professores novos com amplo conhecimento e a parceira para futuras oportunidades nas empresas parceiras.

Kemoli Ogliari (acadêmica de Contábeis): A disciplina integrada é sem dúvidas uma oportunidade única para o acadêmico. Com ela temos a possibilidade de conhecer colegas e professores de outros cursos, onde podemos aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação e vivenciar um pouco a realidade dos demais. Temos também a oportunidade de resolver problemas de grandes empresas com o suporte dos nossos mestres, possibilitando desenvolver habilidades técnicas e comportamentais que agregam ao nosso currículo e nos fazem ser um profissional diferenciado  no mercado de trabalho.

Prof. Radamés (Sis e Computação) - A oportunidade na integração dos conhecimentos e habilidades dos acadêmicos em projetos nas empresas, não só é importante para testar e validar as tecnologias que estudamos e pesquisamos na Universidade, mas também para levar ao mercado propostas de soluções inovadoras.

Prof. Daniela (Ciências Contábeis) - A interdisciplinaridade possibilita aos nossos alunos um olhar que vai além da contabilidade... E com a parceria das empresas é possível aliar e nos aproximar do mercado, e trazer uma oportunidade única de unir a teoria e a prática.

Prof. Vilmar Oening (Contábeis) - As atividades desenvolvidas na disciplina integrada da Unochapecó, tendo a participação de diversos cursos, possibilita aos acadêmicos uma visão sistêmica, demonstrando como cada profissional, cada área de conhecimento, pode contribuir para a resolver um problema ou alcançar um objetivo comum. Isso, com a vantagem de interagir com profissionais das empresas que são atendidas e participar de casos reais, integrando o conhecimento teórico com a realidade.

Prof. Caroline (Eng. Química e Adm) - A disciplina integrada tem o propósito de causar a mudança no modo de ver o ensino aprendizagem. Através de demandas reais os alunos precisam usar suas habilidades e focar em um único propósito: entregar um resultado baseado na dor que a empresa apresenta. O World Economic Forum nos apresenta 10 soft skills que são fundamentais no ano em que vivemos, e é isso que queremos estimular nos acadêmicos, uma nova visão de como se posicionar no mercado de trabalho.

Prof. Duilio (Adm) - A disciplina integrada é uma experiência muito enriquecedora para todos os envolvidos: acadêmicos, professores, empresas e Universidade. Estamos vivenciando, na prática, com demandas reais, tudo aquilo que pesquisamos e estudamos. Percebemos a evolução dos alunos, tanto na questão do trabalho em equipe, como no desenvolvimento da relação com as empresas parceiras. Os projetos desenvolvidos estão excelentes e os alunos muito engajados na busca por soluções.

Prof. Cleunice (Adm) - O ambiente organizacional é diverso. São muitas as oportunidades de melhoria em diferentes processos empresariais. Para atender a esta diversidade, são necessários diferentes conhecimentos agindo de forma integrada. Esse é o grande diferencial para a formação de profissionais qualificados e aptos para atuar no ambiente organizacional. Este é o objetivo da disciplina integradora!

Prof. Rodrigo Barichello, Diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó / Parque Chapecó@: Esta atividade reforça a importância da cooperação acadêmica (a interdisciplinaridade), pois as demandas possuem natureza complexa que encontram resposta no diálogo das mais diversas habilidades e competências. Essas ações coletivas e interdisciplinares, reforça o conceito de universidade empreendedora, que possui a capacidade de gerar uma direção estratégica focada tanto na formulação dos objetivos acadêmicos quanto na transferência do conhecimento produzido dentro da universidade.

Tiago André Lipa - Supervisor Sistema de Gestão da Qualidade Empresa Clarice Fogões - Matéria muito prática onde é apresentado aos alunos demandas de empresas, e os instiga a estudar e buscar soluções práticas e que sejam aplicadas sem onerar o processo e sem aumentar o custo de produção. Uma parceria fantástica entre universidade e empresas onde todos os lados tem a ganhar.
 

No dia 02 de julho acontecerá a apresentação final dos projetos desenvolvidos pelos grupos. A atividade acontecerá de forma remota, via Google Meet e contará com a presença dos representantes das empresas parceiras, professores, coordenação dos cursos e membros da reitoria da Unochapecó. 

Muitas novidades estão sendo planejadas para o próximo semestre… novas ferramentas, novo formato, gamificação, nova parceria com o curso de Ciências Econômicas e muito mais! 

 

(Prof. Duilio Schaefer)
 

comments powered by Disqus