Disciplina de Empreendedorismo promove feira na Unochapecó

28/11/2019
Por: Curso de Administração Unochapecó
Feira

A atividade faz parte da disciplina de Empreendedorismo onde os alunos precisam vivenciar na prática a produção e comercialização de um produto, avaliando aspectos como necessidade de insumos, custos, preço de venda, marketing e estratégias de negócio. Foram 8 grupos do primeiro período de Administração e os alunos foram desafiados a pensar em um problema recorrente dentro da instituição e buscar uma solução que fosse possível de ser comercializada ainda durante o semestre. A noite do dia 25/11 foi reservada para que eles tivessem a oportunidade de oferecer estes produtos dentro do campus. Após isso, os alunos realizam os cálculos referentes as vendas e lucro obtido. Foram comercializados diversos tipos de alimentos, como o Doce Terapia (mix de balas de gomas), salada de frutas com sorvete, sacolé da ADM (geladinho de água de coco e frutas picadas), espetinhos, bolos de pote, combos de salgados, além de um brechó com diferentes produtos e bolsas térmicas.

De acordo com a professora responsável, Caroline Dallacorte, esta atividade teve o intuito de engajar os alunos no entendimento dos fatores envolvidos na operação de um negócio. "Fazer com que os alunos pensem e pratiquem os conceitos de custos, margem de lucro, necessidade de demanda, além de todo o esforço de vendas e divulgação/marketing, auxilia na fixação do conteúdo. Os resultados foram positivos e os alunos puderam mostrar o seu envolvimento e dedicação com todo esse processo, que se iniciou ainda em setembro".