De Adm para Adm - Dica projeto EJE

Habilidades para o sucesso

11/05/2020
Por: Curso de Administração Unochapecó

Com base em um importante estudo sobre padrões de comportamento, os pesquisadores indicam quais habilidades são necessárias para alcançar e experimentar o sucesso profissional e pessoal.

"Habilidades para o sucesso" é um dos cursos desenvolvidos e ofertados pela Junior Achievement e nós, do projeto de extensão Escola de Jovens Empreendedores, do curso de Administração, em parceria com o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, aplicamos este curso em escolas e empresas de Chapecó e região.

Conheça as 16 habilidades necessárias para o sucesso. Identifique quais delas você já desenvolveu, bem como aquelas que precisam ser aprimoradas em sua vida pessoal e profissional.

1. Ler e compreender – importante identificar um propósito para a leitura. Determinar uma técnica de leitura de acordo com a situação: navegar, ler atentamente e/ou fazer anotações. Ler para compreender. Se você não entende, o que é necessário fazer para que compreenda com clareza?

2. Transmitir ideias por escrito – defina seu propósito para a escrita. O que quer que os outros leiam? Coloque suas ideias em ordem. Use a gramática, ortografia e estrutura de orações corretamente. Revise seu texto. Peça a terceiros que revisem e deem sua opinião ou contribuição.

3. Falar de maneira que outros possam compreender – defina seu propósito para falar. O que quer que os outros entendam? Organize seus pensamentos. Use palavras, tom de voz e linguagem corporal que se ajustem ao propósito da mensagem. Fale e reflita. Faça perguntas, verifique a compreensão.

4. Escutar com atenção – preste atenção ao que os outros falam. Qual é o seu objetivo ao escutar outras pessoas? Escute e reflita. Verifique sua compreensão fazendo perguntas e afirmações ao interlocutor.

5. Observe criticamente – preste atenção à informação visual. Verifique a compreensão. Se você não entende, o que é necessário fazer para que compreenda com clareza? Avalie as informações. São confiáveis? São precisas ou estão estimadas? Reúna informações. Reflita sobre a observação.

6. Utilize a matemática para resolver problemas e comunicar-se – aplique as habilidades da matemática para resolver um problema, fazer uma previsão ou cumprir uma tarefa. Ou seja, reúna informações. Aplique as informações na busca por um resultado. Avalie a solução. Selecione e analise a melhor maneira de explicar os resultados. Verifique a compreensão.

7. Planejar – Determine e priorize objetivos. Avalie as prioridades. O que você precisa fazer primeiro? Planeje as ações. Execute o plano. Avalie a eficácia. Realize ajustes, se necessário. Reflita: meu planejamento funcionou?

8. Solucionar problemas e tomar decisões – compreenda o problema. Reúna informações. Determine as possíveis soluções. Avalie os prós e contras de cada solução possível. Execute a melhor solução. Avalie a solução. Reflita: minha solução funcionou?

9. Cooperar com outras pessoas – seja cortês e amigável, aceite as contribuições de outras pessoas. Peça informações a terceiros. Claramente, apresente suas ideias e opiniões pessoais. Reconheça as necessidades pessoais e as necessidades de outras pessoas. Reflita e avalie.

10. Apoiar e influenciar – determine o resultado que quer obter. Quem vai apoiar ou quem quer influenciar? Avalie os recursos disponíveis. Reúna informações e construa um caso, considerando as necessidades e interesses dos outros. Apresente o caso, expondo seu ponto de vista. Reflita e avalie a opinião ou informação externa. Faça alterações, caso necessário.

11. Resolver conflitos e negociar – reconheça que os conflitos existem. Identifique áreas de concordância e discordância. Avalie as diferentes maneiras de se resolver um conflito. Identifique as soluções em que todos ganham. Trabalhe com as pessoas envolvidas no conflito para desenvolver um plano e seguir em frente. Avalie o plano. Faça alterações, caso necessário. Reflita.

12. Orientar outras pessoas – identifique as necessidades dos outros. Em que pode ser útil? Trabalhe em conjunto para encontrar a melhor solução. Avalie a solução. Ainda pode ser útil? Reflita.

13. Responsabilizar-se pela aprendizagem – defina metas de aprendizagem. O que sabe até agora e o que gostaria de saber no futuro? Determine seu estilo de aprendizagem. Avalie: está aprendendo? Qual é o seu objetivo de aprendizagem? Aplique suas novas habilidades e conhecimentos em situações da vida real.

14. Refletir e avaliar – determine o que sabe até agora e que gostaria de saber no futuro. Crie um plano possível de ser alcançado. O plano é viável? Faça previsões ou análises e reveja o plano, se necessário.

15. Aprender através da investigação – faça perguntas ou faça uma previsão sobre uma situação. Reúna informações. Organize as informações, analise e interprete seus resultados. Avalie se os resultados respondem à pergunta ou confirmam a previsão.

16. Usar a tecnologia da informação e a comunicação – determine o propósito. Avalie qual é a melhor ferramenta tecnológica. Utilize ferramentas para realizar a tarefa. Avalie. Faça alterações, caso necessário.

O autoconhecimento é importante para identificar pontos de melhoria em suas habilidades e conhecimentos. A partir desta reflexão sobre as 16 habilidades para o sucesso, estabeleça o que você precisa desenvolver.

Acesse os cursos e conteúdos da UNOPLUS – a plataforma do conhecimento da Unochapecó.

www.unoplus.com.br

(Prof. Duilio Schaefer)