Curso de Administração aproxima empresas em Sessão de Negócios

Profissão

Bruno Saldívia é agente comercial da Printe, empresa de Rio do Sul especializada em proteção intelectual. Um dos desafios - e também objetivos - do profissional é conhecer e estabelecer relações com potenciais parceiros de negócios. E foi para isso que no início de setembro ele viajou cerca de 380 quilômetros até Chapecó. O economista foi um dos 25 representantes de empresas que participaram da Sessão de Negócios promovida pela curso de Administração da Unochapecó, em parceria com o Sebrae.

Para o agente, a distância vale a pena e é pequena perto do esforço que teria que fazer caso visitasse uma por uma das empresas que encontrou e conheceu durante o evento. "É a melhor maneira de entrar em contato com muitos possíveis parceiros. Em duas horas de sessão conhecemos o mesmo número de empresas que levaríamos cerca de seis meses para visitar. Além de falar de negócios, aprendemos e percebemos oportunidades", descreve Saldívia, que afirma sempre fechar negócios em encontros desse tipo, embora não quantifique os ganhos apenas desta forma.

"Uma empresa de propriedade intelectual ainda é pouco conhecida, então serve como um canal para começarmos a entregar a cultura de gerar e proteger a inovação. Portanto, os ganhos se revertem também a longo prazo. Além disso, a universidade é um celeiro de ideias e de inovação e a Unochapecó trabalha isso de forma muito forte. E como a nossa veia é trabalhar com inovação, o melhor lugar para estar é dentro da universidade".

A primeira de muitas

sessãoA sessão de negócios ocorreu pela primeira vez na Unochapecó, mas segundo a coordenadora do curso de Administração, Cleonice Zanella, já tem previsão que acontecer novamente e, pelo menos, uma vez por semestre. A ideia é facilitar às micro e pequenas empresas o contato com potenciais clientes e oportunizar a prospecção de novos negócios. "É um evento multisetorial onde as empresas podem explorar melhor os potenciais de compra dentro da própria região do que eventualmente adquirir de um fornecedor de fora", explica Silmar Heck, consultor do Sebrae e coordenador da logística da sessão.

A metodologia usada no encontro permite que todas as empresas de diferentes segmentos, tanto compradores como vendedores, se conheçam e conversem. O único pré-requisito para participar é ter materiais de divulgação ou cartão empresarial. "A gente percebe que as relações comerciais que iniciam em uma sessão de negócios se estendem indefinidamente. Temos empresas que há três anos participaram de uma sessão de negócios e estabeleceram um vínculo comercial que segue até hoje".

A iniciativa de promover o evento dentro da Universidade surgiu através de conversas entre a coordenação do curso de Administração e o acadêmicos, que participaram como mediadores da sessão. "Como acadêmicos, já vamos acompanhando o mercado, o mix de empresas da região, o que elas estão produzindo, para onde estão se direcionando. Aprendemos a visualizar, na prática, o que é passado na teoria. E o diferencial da Unochapecó é justamente isso, estar integrada com a sociedade. A maioria dos estudantes escolhe a Unochapecó por isso, porque a universidade está inserida, de fato, na comunidade", acrescenta Robson de Almeida Oliveira, presidente do Centro Acadêmico de Administração.

Alunos empreendedores

sessão negócios UnochapecóAlém disso, muitos alunos também são empreendedores e a sessão de negócios acaba também se tornando uma oportunidade. Oito empresas presentes do encontro são de estudantes do curso. Entre elas, a Fibraoeste, empresa voltada à fabricação de caixas d'água da família da estudante de Administração, Patrícia Santoro. "Um dos principais benefícios do curso de Administração é trabalhar com a realidade, porque isso agrega demais. Desde saber lidar o público até aprender a aumentar o potencial dos negócios".

O coordenador adjunto do curso, Rodrigo Barrichello, explica que o objetivo é esse, potencializar o aluno, o egresso e o futuro empresário. Oportunizar o encontro entre diferentes empreendedores do mesmo curso, que muitas vezes nem se conhecem. Oportunidade que Adelmir Mucelin gostaria de ter explorado mais quando ainda era estudante. "Ter um evento assim dentro da universidade é muito atrativo para os próprios estudantes. Eu me formei em Sistemas da Informação, fiz pós em Engenharia de Software e acho muito válido esse contato com as pessoas, empresa e comunidade".

Comercial na DuoBr, uma startup de Chapecó criada para trabalhar com sistema de gestão financeira integrada com CRM, o analista de informação costuma viajar pelo país para participar de sessões de negócios. Por isso, ter um evento sediado na cidade facilita a vida e o trabalho. "Sempre conseguimos cadastro de cliente ou com fornecedor e buscamos parceiros daqui, até para que os recursos fiquem e melhorem a economia da região".

Sessão de negócios