Da sala de aula para o pódio

Esporte

Uma extensa quadra dividida em duas e mais algumas salas com jogos de mesa. Esse foi o cenário do ginásio de esportes da Unochapecó durante o último sábado (04/06). Nem mesmo a forte neblina e o frio abalaram os atletas dos Jogos Universitários Inter Cursos (JUICS), promovido pelo Núcleo Desporto Universitário (NDU) da Unochapecó, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Centros Acadêmicos (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs) da Universidade.

O principal objetivo do JUICS é legitimar o esporte como interação entre a comunidade acadêmica. Por isso, a previsão é para que, além do semestre 2016/1, outras modalidades aconteçam no segundo semestre 2016/2, inclusive para dar chances aos estudantes que ingressarão na Universidade a partir da metade do ano. Cada curso destacou-se de alguma forma, seja na quadra ou nas mesas, todos demonstraram muita garra em busca das medalhas de ouro.

Jogos de mesa

Treze cartas e um companheiro, o ritmo do jogo da canastra até pode ser lento, mas exige muita concentração e domínio. Foram três cursos e seis jogadores. A primeira disputa ocorreu entre os cursos de Jornalismo e Medicina, e o curso de comunicação levou a melhor. Já a segunda disputa foi entre Medicina e Agronomia, mais uma vez, o curso da saúde não conseguiu superar os adversários e ficou com a medalha de bronze. A medalha de ouro estava em uma mesa ao lado, era preciso uma cartada exata para conquistá-la. A disputa entre Jornalismo e Agronomia foi ponto a ponto e a diferença pequena, o curso de comunicação venceu e levou o ouro para casa.

O truco é outro jogo de mesa que requer atenção, e mais precisamente, agilidade. Foram três cursos competidores e mais a equipe de funcionários da Uno. Todos jogaram contra todos e quem fez mais pontos foi Engenharia Química. A medalha de prata ficou para o Direito (São Lourenço do Oeste), e o bronze para Medicina.

No Xadrez, não foi dessa vez que aconteceu um “cheque-mate”, pois dos três cursos inscritos (Ciências Biológicas, Educação Física e Jornalismo) apenas a acadêmica de Jornalismo, Vanessa Marquezzan, esteve presente. Consequentemente, ela conquistou a medalha de ouro antecipadamente. “Estou alegre por ter ganho e tristeza por ver o descaso de alguns diante das oportunidades que a Unochapecó nos proporciona com atividades diferentes”, relatou a estudante.

Dentro das quadras

Dos jogos de mesa para as quadras, o futsal foi mais uma atração da competição. No masculino, as 19 equipes participantes foram divididas em seis chaves e realizaram confrontos diretos. Jogos acirrados, com muita disputa de bola, sede de gol e de vitória, mas acima de tudo, o respeito prevaleceu nas quadras. A disputa do terceiro lugar ficou entre Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. O curso de Contábeis levou a melhor e ficou com o bronze. Engenharia Civil e Medicina disputaram o primeiro lugar e o curso da saúde conquistou o ouro no futsal masculino, com um placar de 3x1.

“Foram jogos bons, levamos apenas um gol, o nosso time treina já faz tempo. Fomos campeões da série B do Intermed e nós só confirmamos aqui no JUICS”, afirma o estudantede Medicina, Filipe Cavalli. Mesmo com o segundo lugar, o curso de Engenharia Civil considera como dever cumprido estar entre os finalistas. “Nós jogamos bem, nos empenhamos bastante, foi sofrido e conseguimos buscar nossos objetivos, mas infelizmente não conseguimos o ouro”, comenta o estudante João Vitor Oliveira.

O futsal feminino também deu show em quadra. Muitas roubadas de bola, dribles e gols, tudo para conquistar a medalha de ouro. Ao todo, foram sete equipes inscritas na competição, divididas em duas chaves. A medalha de bronze ficou para as estudantes de Fisioterapia. E se no masculino Engenharia Civil ficou com o segundo lugar, no feminino ocorreu o inverso. O curso da área das exatas ficou no 1x1 com Educação Física no tempo normal, venceu nos pênaltis por 2x0 e conquistou o ouro no futsal feminino. “Sempre pensam que nosso curso vai ganhar todas, e isso não é verdade. Juntamos um grupo de gurias e fomos jogar. Jogamos mais por diversão do que por competição, mas é claro que você sempre tem o desejo de ganhar. Os JUICS são uma ótima maneira de integração entre um período e outro”, afirmou a  estudante de Educação Física, Cleidiane Leite.

Os jogos encerraram, mas o JUICS  não acabou. No próximo dia 25 de junho acontece a segunda etapa da competição nesse semestre. As modalidades serão: voleibol (feminino e masculino); tênis de mesa; natação; volêi de areia (dupla mista), badminton (masculino e feminino), FIFA 2016 e dominó. As inscrições das equipes podem ser realizadas no DCE da Unochapecó, ou no CA/DA dos cursos. A interação e o incentivo a prática esportiva é o ponto de referência dos Jogos Universitários, desta forma, não são apenas os medalhistas de ouro os campeões, mas os acadêmicos participantes do JUICS 2016 também já são vitoriosos.

Colaboração: Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJOR)
Texto: Maria Joana Giareton

Juics