Projeto conecta estudantes e ideias na criação de startups

Inovação

O ambiente de negócios, principalmente o ligado à área da tecnologia, é permeado de ideias criativas e inovadoras. Elas estão por toda parte, fervilhando mentes talentosas e ansiosas para solucionar problemas e criar alternativas que possam melhorar a vida das pessoas. Organizar os pensamentos e colocar os planos em prática, porém, é outra conversa. Geralmente depende mais de um esforço conjunto do que de uma única mente brilhante. Vale aqui aquela clássica frase do Raul Seixas: sonho que se sonha junto é realidade. Essa é a ideia que sustenta o Projeto Desbravador, mais uma iniciativa inovadora da Unochapecó, que acontece entre os dias 24 e 26 de novembro.

O projeto é direcionado à formatação de novas empresas, até mesmo embrionárias ou ainda em fase de constituição, que contem com projetos promissores ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Ou seja, a proposta é conectar estudantes e ideias na criação de startups e fazer com as pessoas se encontrem em uma verdadeira imersão no mundo dos negócios, design e tecnologia da informação.

São ao todo 60 vagas, 20 para cada uma das áreas que envolvem os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Publicidade e Propaganda, Design e Jogos Digitais. O encontro acontece no Plenário - Bloco G, a partir das 19h desta quinta-feira.

Modelos de negócios

As melhores propostas de negócios apresentadas serão divididas entre seis e oito equipes multidisciplinares e formatadas durante os três dias do evento. Os times serão compostos pelos integrantes mais alinhados com o perfil de cada projeto e liderados por pelos idealizadores. O objetivo é incentivar o empreendedorismo e o espírito de criação de novos negócios ainda na graduação. "Só a ideia não adianta. A ideia é boa quando ela é executada e se torna viável. Por isso, ao final do encontro, serão apresentados modelos de negócios. Ou seja, a proposta deve se transformar em algo viável e ser aplicada na prática", explica o coordenador do evento, professor Rodrigo Barichello. Ou seja, é preciso comprovar que aquilo pode dar certo.

desbravador

O primeiro dia do Projeto Desbravador é voltado para análise das diretrizes e metodologias do evento, com foco no empreendedorismo. Já no segundo dia, cada integrante apresenta a sua ideia de negócio, assim como o problema que poderá solucionar através da iniciativa e o benefícios para a população. Para ajudar nessa empreitada, os grupos contarão com a orientação de mentores, pessoas que já possuem startups ou que estão em processo de incubação na Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), além do auxílio dos professores dos cursos.

Empresários da comunidade que já investem em startups farão parte da mesa julgadora que vai avaliar os projetos. As três ideias vencedoras serão premiadas pela Unochapecó. O primeiro lugar ganha o processo de incubação na Universidade, mais seis inscrições (matrículas) no MBA em Empreendedorismo e Inovação (créditos a utilizar após formado). A proposta que ficar em segundo lugar recebe duas licenças para o curso de extensão de Inglês - Voxy - Unochapecó. Já o time da terceira colocação ganha um Curso de Extensão – Empreendedorismo e Inovação. Os três primeiros colocados também recebem um brinde da Universidade.

Segundo Barichello, a Universidade pretende dar seguimento ao Projeto Desbravador e ampliar o evento para outras áreas, sempre com foco na tecnologia e na solução de problemas para a sociedade. "O mundo inteiro está falando de startups e Chapecó é um pólo para desenvolvimento de tecnologia. A Unochapecó, por sua vez, já vem há bastante tempo investindo nessa área. O que queremos, através de iniciativas como essa, é fomentar a educação empreendedora ainda dentro da graduação".

Startup
Projeto desbravador