Minha Uno
Menu Busca

Ações de preservação e conscientização tomam conta da Universidade

Meio Ambiente

O dia 21 de setembro, Dia da Árvore, é marcado por atitudes voltadas à preservação e conservação ambiental. As árvores melhoram a qualidade do ar, servem de moradia para diversas espécies de pássaros, contribuem com o nível de umidade do ar e deixam as paisagens mais belas. De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SBF), cerca de 61% do território nacional é coberto por vegetação nativa, em grande parte árvores. Elas são essenciais no equilíbrio climático, ambiental e na produção de oxigênio, por isso ações de conscientização nunca são demais. Pensando nisso, a Unochapecó aproveitou data para realizar várias atividades relacionadas à conscientização e conservação do maior símbolo da natureza. 

Ainda na terça-feira, o Dia da Árvore foi tema do Encontro de Educação Ambiental para a Infância, realizado pelos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Alunos do 3° e 4° ano do ensino fundamental de quatro escolas de Chapecó aprenderam sobre a importância das florestas para a manutenção da vida, desenvolvimento de atitudes voltadas à conservação, manejo e uso sustentável. 

12356

A atividade teve o foco voltado para as espécies de árvores naturais na região Oeste do Estado. “O objetivo do encontro é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o bioma mata atlântica do Oeste e a importância da sua conservação, visando a construção de um planeta mais humano, inclusivo, solidário e biodiverso”, explica a professora Ana Confortin, do curso de Ciências Biológicas. A evento também é uma parceria com o Museu de Ciências Naturais, Viveiro Florestal Universitário e também os projetos de Extensão “Pedagogia na Rua”, “Viveiro Educativo”, “Brinquedoteca” e “Olhares sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica”. 

 

unoAções desta quarta-feira

Com objetivo de sensibilizar para a preservação ambiental, o Laboratório de Sementes e o Centro Acadêmico do curso de Agronomia, em parceria com o curso de Agronomia da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), promoveram um pedágio em homenagem ao Dia da Árvore. Durante a intervenção, que aconteceu na avenida Getúlio Vargas, os estudantes distribuíram folhetos de conscientização e mudas de plantas.

Já pelos corredores da Uno, os alunos do 6º período do curso de Ciências Biológicas realizaram uma exposição composta por galhos de árvores, imagens de pássaros e outros animais que utilizam as árvores como moradia. Em parceria com o curso de Agronomia, eles também promoveram a exposição itinerante "Nossas Florestas", no Shopping Pátio Chapecó, contemplando a diversidade florestal de Santa Catarina. A mostra fica na cidade até o dia 26 de setembro.

124

Biologia na Praça

O Projeto Biologia na Praça é realizado desde 2011 em áreas verdes de Chapecó e busca despertar um olhar da comunidade sobre a natureza e a importância da conservação de ambientes naturais. Nesta quarta-feira o projeto realizou uma oficina de observação de aves, focando na importância das árvores para os pássaros.

A professora Eliara Muller, coordenadora do curso de Ciências Biológicas explica que as árvores fornecem recurso alimentar para uma diversidade de aves através dos frutos, sementes, folhas e flores e através da diversidade de insetos e outros animais que vivem associados às árvores.5482

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Meio ambiente
Dia da arvore
ações

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image