Minha Uno
Menu Busca

Atividades práticas ganham destaque na programação

Educação

Os inscritos na 15ª edição da Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias terão à sua disposição mais de 60 minicursos, oficinas e workshops. A Jornada, promovida pela Área de Ciências Exatas e Ambientas (ACEA) da Unochapecó, incentiva reflexões sobre ciência e tecnologia, associadas a atividades humanas, e suas interferências na sociedade.

Segundo um dos coordenadores do evento, Marcos Perini, as atividades práticas se constituem em um incentivo a mais para os alunos participarem da Jornada e que estes percebem a importância dessas experiências para a sua formação. "O curso tem uma certa limitação do que ele consegue oferecer dentro da matriz. Nós gostaríamos de fazer muita coisa, mas não conseguimos oferecer através da modalidade normal da graduação. As Jornadas possibilitam a vinda de outros profissionais, que trazem experiencias que nem sempre conseguimos oferecer para o nosso aluno aqui", explica o professor.

Marcos Perini ressaltou também que a área agrega diferentes cursos de graduação e áreas de conhecimento e a jornada aproxima os cursos, demonstrando que o conhecimento não está separado de forma disciplinar. Segundo o professor, um dos objetivos da Jornada para este ano é estimular o aluno a buscar atividades integradas com outros cursos.

 

Atividades práticas

Como atividade integrada, os alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Agronomia têm o workshop de Topografia e Geoprocessamento. O workshop será coordenado pelo engenheiro agrônomo Paulo Ricardo Conte, no dia 09.

Os destaques na programação para o curso de Arquitetura e Urbanismo são duas oficinas e um workshop. Uma das oficinas é de Produção Audiovisual, ministrada por Gustavo Batistello, que acontece no dia 10. A segunda, é de Caminhabilidade, nos dias 12 e 13, coordenada pelas acadêmicas do curso, Pamela Hermes e Isadora Zardo. No dia 11, acontece o workshop Programa Ambiental, com a arquiteta e urbanista, Flávia Martini Ramos.

Na programação do curso de Engenharia Civil, os alunos têm à disposição dois cursos de Eberick, ministrados pelo engenheiro civil, Evandro Paulo Folleto. Também poderão participar do curso de Autocad básico 2D, conduzido pelo acadêmico do curso, Gildo José Malacarne.

Os cursos de Computação e Sistemas também possuem suas semanas acadêmicas integradas. Na programação há dois minicursos de Arduino e um de jogos com Unity 3D. Os minicursos de Arduino são no dia 10, com o professor Marcos Moretto. Marcos possui Graduação em Tecnologia em Informática, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Pós Graduação em Engenharia e Qualidade de Software e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O minicurso de jogos com Unity 3D será coordenado pelo professor José Carlos Toniazzo, também no dia 10. José é graduado em Ciência da Computação pela Unochapecó e pós-graduado em Engenharia e Qualidade de Software pela mesma universidade.

A semana acadêmica do curso de Ciências Biológicas, dentre suas atividades, destaca dois minicursos. Um sobre Taxidermia, com a especialista Tania Lucia Muneron, nos dias 10 e 11. O outro, também no dia 10, organizado pelo mestre Laurindo Dalla Costa, com o tema "As unidades de conservação: criação, consulta pública, diferenças entre as diversas denominações, competências para administrar e monitorar, Unidades de Conservação no Brasil e na Região Sul".

Outros dois cursos possuem suas semanas acadêmicas integradas, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. Nos dias 10 e 11 os alunos poderão participar de minicursos de análise sensorial de cervejas, comandados pela engenheira química, Fernanda Meybom Machado. Os organizadores ressaltam que, para participarem dos minicursos, os alunos precisam ter idade superior a 18 anos. No dia 11, a mestre em Ciências Ambientais, Dórys Cordenunzzi, ministra minicurso de cosméticos.

No dia 12, os estudantes do curso de Matemática participam do minicurso "Por que usar a modelagem matemática na aula de matemática?", organizado pela professora Dr. Michele Regiane Dias Veronez. A professora é graduada em matemática pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática na mesma universidade.

Oficina de cuidado e manejo de animais de laboratório é o destaque no curso de veterinária. Sob responsabilidade da médica veterinária Natascha Trevisani, a oficina acontece no dia 13.

Os alunos que se inscreveram em alguma atividade da Jornada, devem retirar seus certificados na recepção da ACEA. Cada aluno deve ter no mínimo oito horas de presença durante os cinco dias do evento para garantir a certificação. A programação completa está disponível no site da Unochapecó.

 

COMPARTILHE
TAGS
workshops
Unochapeco
Oficinas
Minicursos
Jornada acea
Jornada

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image