Curso de Agronomia promove seminário sobre bioconstrução

Na última quinta-feira (28/07) o curso de Agronomia da Unochapecó, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Seara e a Cooperativa de Crédito Rural (Cressol), realizou um seminário sobre bioconstrução. O evento, que fez parte do componente curricular Estudos de Vivência Ativa do curso, aconteceu no Centro Comunitário da Linha Salete, no interior de Seara.

O termo bioconstrução refere-se à construções em que há preocupação ecológica desde a sua idealização até a ocupação. São utilizados materiais que não agridam o ambiente de entorno,

lalal

aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima do meio ambiente. No evento, estudantes, docentes e agricultores do município debateram assuntos relacionados a esse tipo de construção.

Os participantes também visitaram uma casa construída nesse modelo. De acordo com Adair Zachi, proprietário da residência, “os benefícios são muitos, como isolamento térmico, acústico e até mesmo a estética da estrutura. Porém o que mais se destaca é o baixo valor”. Adair destaca que a economia pode chegar à 40% se comparada com uma casa convencional.

O coordenador do curso, professor Celso Zarpellon, destaca a importância desta cultura no Oeste. “A região é cercada de áreas rurais, que possuem grande abundância de materiais necessários para confecção de biocontruções. Esse é um grande passo para a na popularização de ambientes sustentáveis”, aponta Celso. O seminário marcou a fase final dos Estudos de Vivência Ativa I, realizado com os estudantes do 4⁰ e 5⁰ semestre do curso.

Bioconstrução
Agronomia