Futuros agrônomos conhecem instalações da Embrapa-Trigo

Os acadêmicos do quarto período de Agronomia tiveram a oportunidade de conhecer um espaço em que a profissão é colocada em prática. Trata-se da empresa Embrapa-Trigo, em Passo Fundo (RS), responsável pelo melhoramento de cereais. Através da disciplina de Melhoramento Vegetal, ministrada pela professora Sandra Salazar, os estudantes passaram uma quarta-feira (30 de setembro), conhecendo a empresa e suas práticas.

No início da viagem de estudo, os acadêmicos participaram de uma palestra sobre as bases fisiológicas para alto rendimento. Após, eles visitaram os espaços da empresa, como o laboratório em que se realizam testes da qualidade do produto e o banco ativo de Germoplasma. Também, visitaram os telados, áreas fechadas que permitem o cultivo de plantas sem que haja influência do clima externo. Por último, visitaram um espaço em que puderam observar as diferentes etapas do melhoramento de trigo.

agronomiaA Embrapa-Trigo é uma das instituições mais importantes do país neste segmento. Para a professora Sandra, que acompanhou os estudantes no passeio, é imprescindível para eles o contato com ao menos uma das sedes da empresa durante a graduação. “Muitos, depois deste contato, ficam interessados em seguir seus estudos em nível de mestrado e doutorado para atuarem como pesquisadores em empresas como esta.”, afirma a professora.

Apesar do cansaço, os acadêmicos recepcionaram o passeio com interesse e disposição para aprender tudo o que lhes foi mostrado. Para o estudante Juliano Franzon, a viagem serviu para aprimorar os conhecimentos em outra área de atuação. “Em um curto espaço de tempo, tivemos contato com diversas áreas da instituição. No local, professores e técnicos qualificados conseguiram nos passar para alunos um vasto conhecimento sobre o cultivo de trigo”, conta.

Para acompanhar mais fotos da visita feito pelos estudantes, basta acessar o link disponibilizado pela Embrapa.

Trigo
Passeio