Curso de Engenharia de Alimentos realiza minicurso de panificação

Profissão

No dia 11 de maio, estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da Unochapecó participaram de um minicurso na área da panificação. A atividade aconteceu na cozinha experimental do Moinho Martelli, que atua na área desde 1966, na cidade de Coronel Freitas. Os participantes puderam conhecer na prática, qual é a função de cada uma das matérias-primas na formulação de pães.

Para falar sobre o que são aditivos e a função deles na formulação das farinhas, esteve presente o engenheiro de alimentos e gerente de contas da Prozyn, que é a empresa que fornece a maior parte dos aditivos para o Moinho Martelli, Alexandre Borguezan. Ainda o técnico de panificação e responsável pelos testes de pães do moinho, Cleomar Massena, junto com sua assistente, Camila Grossi, explanaram para os acadêmicos, pontos importantes para a fabricação de diferentes tipos de pães.

unoOs estudantes também acompanharam o trabalho do engenheiro responsável pelas análises laboratoriais de farinha e trigo, que explicou cada uma das análises necessárias para garantir a qualidade do trigo e também da farinha produzida pelo Moinho. Na hora de botar a mão na massa, os acadêmicos prepararam diferentes formulações de pães, como os sem sal, sem açúcar, sem aditivos e com diferentes aditivos.

De acordo com a professora do curso, Micheli Zanetti, que acompanhou o minicurso, "os participantes gostaram da experiência, por conta de abranger todo o processo e de trazer conhecimento das mais diferentes áreas de produção de farinhas". Micheli destaca ainda, que os estudantes verificaram que a área de panificação é carente de profissionais e que pode ser uma das possíveis áreas de atuação deles no futuro.

Panificação
Minicurso