Engenharia de Alimentos e Química realizam viagem para Blumenau

Durante os dias 13 e 14 de agosto, professores e estudantes do curso de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Unochapecó visitaram indústrias e museus da cidade de Blumenau. Eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de produção da cerveja e os pontos turísticos da cidade.

unoAcompanhados pelas professoras Micheli Zanetti e Jaqueline Scapinello, os 35 estudantes dos dois cursos conheceram a Escola Superior de Cerveja e Malte, onde realizaram um minicurso de degustação de cervejas. Também, visitaram a Cervejaria Einsenbahn e a Cervejaria Container, onde conheceram o processo de fabricação da cerveja artesanal e a área produtiva. Fizeram parte do roteiro, ainda, o Museu da Cerveja, o Museu Hábitos e Costumes, o Museu da Família e a Vila Germânica.

Através dos locais visitados, os estudantes puderam aprofundar o conhecimento nas disciplinas de Análise Sensorial, Gestão de Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos, Processos da Indústria de Alimentos, Operações Unitárias e Fenômenos dos Transportes. Segundo Micheli, as industrias do ramo da cervejaria empregam muitos engenheiros de alimentos e químicos. “O conhecimento adquirido através destas visitas qualifica o trabalho da Unochapecó, formando profissionais de engenharia aptos a atuarem em diferentes áreas”, afirma.

Para a estudante do 8º período de Engenharia Química, Thaís Karoline Carniel,  entender o processo de fabricação da cerveja, desde a chegada dos ingredientes, até a saída do produto engarrafado, foi muito interessante. “Tivemos a oportunidade de conhecer de perto todo o processo de fabricação da indústria cervejeira, aliando os conhecimentos teóricos com a realidade prática da indústria.  Além dos conhecimentos técnicos adquiridos, tivemos a chance de visitar a cidade, o que enriqueceu ainda mais a viagem” assinala Thaís.

Viagem de estudos
Engenharia química