Arborização construindo identidade comunitária no loteamento Alice I

Descrição

O projeto visa à articulação da pesquisa com o ensino. Tem como objetivo aproximar a universidade ao seu entorno através de processos de integração ensino, pesquisa e extensão. A proposta surge de uma demanda apresentada pelo Loteamento Alice I, pertencente ao bairro Efapi, localizado no entorno da Unochapecó. A metodologia apresentada tem como foco atividades integrativas entre componentes curriculares dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências biológicas, Jornalismo, Mestrado em Políticas sociais e dinâmicas regionais e o Viveiro Florestal da Unochapeco, bem como a liderança comunitária do loteamento. Em todo o processo de execução desta intervenção, cada curso fica responsável pela elaboração de um produto. O cronograma de execução será no decorrer do ano de 2016. A divulgação desta proposta ficará a cargo da Radio Comunitária da Efapi; bem como jornais indicados pela Assessoria de Impressa da Unochapecó. As atividades a serem desenvolvidas serão: realização de levantamento; realização de oficinas pedagógicas sobre Educação ambiental, apresentação do diagnóstico, apresentação de pré-projeto sobre arborização, praça e equipamento urbano. O publico alvo envolvido na intervenção é a comunidade do loteamento Alice I; a equipe de docentes, os acadêmicos dos componentes curriculares dos cursos mobilizados, o Viveiro Florestal da Unochapecó, com apoio da equipe técnica da DEX e bolsistas. Com a execução desta atividade pretende-se atingir aos seguintes resultados: levantamento e mapeamento das condições existentes, levantamento do interesse da comunidades – diagnóstico, apresentação de anteprojeto de arborização urbana; apresentação de anteprojeto de equipamento público comunitário (praça e edificação); realização de oficinas de Educação ambiental para liderança comunitária do Bairro Alice I; iniciação do processo de implantação do projeto de arborização; artigo científico para publicação em revista/período com qualis; apresentação dos resultados em eventos nacionais e ou internacionais; apresentação para a comunidade do Blog composto por mídia social mais vídeo, bem como em atividades e eventos internos da instituição.

Relevância

Promover o fortalecimento das comunidades e o empoderamento das lideranças locais através de ações de extensão universitária que integrem ensino e pesquisa, aproximando a Universidade ao seu entorno.

Nome Atividade