Minha Uno
Menu Busca

Unowelcome


O que é um Amigo Uno?

É um aluno regularmente matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação da Unochapecó, que voluntariamente se dispõe a colaborar na recepção do intercambista.

 

Quais são as vantagens de ser um Amigo Uno?

Não é mais necessário viajar para ter uma experiência internacional. A Unochapecó recebe vários estudantes intercambistas, o que significa, entre outros fatores, oportunidades para praticar idiomas, estabelecer novas amizades e conhecer de perto outras culturas.

 

Quais são as atividades?

O Amigo Uno poderá ajudará o aluno estrangeiro com as atividades a seguir:

Aeroporto: recepcionar ou encontrar maneiras de orientar o intercambista a se localizar na cidade e a encontrar seu destino (o hostel ou moradia definitiva). Caso o Amigo Uno não possa buscar o intercambista no aeroporto, deverá orientá-lo até o local desejado. Os trajetos até o campus da Unochapecó estão descritos no Guia para o Estudante e Pesquisador Estrangeiro, elaborado pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais.

Moradia: auxiliar o intercambista na busca por alojamento, já que o Amigo Uno conhece melhor a cidade e os lugares mais indicados para se viver, levando em conta preços e outros fatores.

Legalização da estadia: auxiliar o intercambista no processo de registro na Polícia Federal e demais órgãos. O aluno estrangeiro tem um mês para regularizar seu status no Brasil. Após este prazo, incidirá uma multa por dia de atraso. É aconselhável que o Amigo Uno acompanhe o intercambista à Polícia Federal e ajude-o na questão da documentação, uma vez que o site da Polícia Federal está disponível apenas em português.

Orientação acadêmica: auxiliar o intercambista em questões acadêmicas e práticas na Unochapecó: apresentar o campus, sala de aulas, biblioteca, restaurante e outros serviços fornecidos pela universidade, Wi-Fi, xerox, etc.

Idioma: auxiliar o estrangeiro com a língua portuguesa.

Integração cultural: indicar opções em questões práticas. Como, por exemplo, ensiná-lo a usar o transporte público, ir ao banco, aos correios, comprar um chip de celular. Além disso, acompanhá-lo em eventos culturais: cinemas, exposições, teatros, festas, entre outros. Essas atividades de integração favorecerão a adaptação do intercambista à cultura e ao cotidiano brasileiro, rápida e proveitosamente.

 

Obs: Todas as atividades desenvolvidas pelo Amigo Uno serão desenvolvidas até que o intercambista já se sinta apto e a vontade para realizar as atividades cotidianas sozinho.

Inscreva-se: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

 

Whatsapp Image