Acadêmica da Unochapecó ganha bolsa para curso nos Estados Unidos

Texto Jessica De Marco*

Dia 5 de março de 2018. Assim como faz todos os dias, Leticia Moura abriu seu e-mail. Entre tantos na caixa de entrada, um em especial chamou sua atenção. Um edital da Latin America Institute of Business (LAIOB) oferecendo bolsa de estudos para realizar curso de duas semanas nos Estados Unidos. Na mesma hora que viu o e-mail enviado pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Unochapecó (Arni), a estudante de Administração pensou: por que não tentar? E foi justamente o que fez. Sem contar para ninguém, realizou sua inscrição e dias depois recebeu a surpresa. Foi uma das selecionadas para vivenciar essa grande experiência. A única da região Oeste catarinense.

O curso na área de Marketing foi realizado na Universidade de Akron, entre os dias 9 e 20 de julho. Além de receber 50% de bolsa, a estudante da Unochapecó teve a oportunidade de aprender com grandes nomes da área e estabelecer novos contatos profissionais. A jovem, que cola grau na próxima Formatura Institucional da Uno, sai da graduação com uma das maiores experiências que poderia ter. ''Esperava que seria legal, fazer um curso em uma universidade americana, mas não tinha noção da dimensão", comenta.

srtreAlém das aulas voltadas ao marketing, os participantes também aperfeiçoaram o inglês durante o curso e realizaram visitas técnicas em empresas da área. Na bagagem de volta, Leticia trouxe muitos conhecimentos, que agora aplicará no seu negócio. "O que mais vou aplicar são os aprendizados voltados às ferramentas on-line, que é uma oportunidade e um dos meios mais baratos hoje para divulgação".

A Arni, além das possibilidades internas de intercâmbio, sempre busca editais externos, principalmente com a oferta de bolsa de estudo no exterior. São oportunidades tanto para estudantes como docentes, basta ficar atento e arriscar. "O não você já tem. Não custa nada participar do processo seletivo", orienta Leticia.

A divulgação sempre ocorre pelos canais de comunicação da Unochapecó. "Os requisitos variam de acordo com a especificidade de cada um, sendo idioma e desempenho acadêmico de excelência os principais. Divulgamos justamente para que o público-alvo analise o que se enquadra em seu perfil e orçamento", finaliza a analista da Arni, Liana dos Santos.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Oportunidade