Inscrições abertas para programa de pesquisa no Canadá

Texto Juliane Bee*

Notícia boa para estudantes que planejam fazer um intercâmbio durante a graduação ou pós graduação. A Unochapecó é uma das Universidades parceiras do Globalink Estágio de Pesquisa, que fornece um projeto de pesquisa de 12 semanas em universidades canadenses para estudantes de todas as partes do mundo. As inscrições podem ser feitas através do site até o dia 18 de setembro.

Após a inscrição, os estudantes selecionados para o programa viajam para o Canadá entre 1º de maio a 30 de junho de 2018, retornando para seu país de origem entre 31 de julho e 30 de setembro. Durante esses quatros meses em terras canadenses, os acadêmicos contarão com a monitoria de um supervisor da Universidade de acolhimento e pesquisadores. Além das oficinas de desenvolvimento profissional, o programa também oferece uma bolsa despesa, cobrindo os gastos com passagem e alimentação.

Para participar da seleção, o estudante precisa estar adequado a uma série de requisitos, como ter experiência com pesquisa, estar matriculado em um curso de graduação, pós-graduação ou mestrado, além de uma média acadêmica superior a oito. Ter no mínimo um semestre faltando para concluir seu curso ou no máximo três semestres restantes. Uma pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 600 pontos ou superior. São válidos os resultados a partir do ano de 2009. Além de um teste que comprove a proficiência do idioma inglês.

A assessora de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade (Arni), Liana Sonza dos Santos, conta que a oportunidade surgiu por meio de uma conversa com um representante do governo canadense em um evento internacional. "Esse é o retorno do nosso trabalho, que é fomentar a internacionalização da Instituição, trazendo oportunidades diferentes para nossos alunos".

Sobre o Globalink Estágio de Pesquisa, Liana explica que o programa busca estudantes de excelência e a Unochapecó possui esse perfil. Para mais informações, os acadêmicos interessados podem entrar em contato pelo e-mail internacional@unochapeco.edu.br ou pelo telefone 3321-8308.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Intercamnio
Canada