Internacionalização do ensino superior é tema de palestra na Uno

Na quarta-feira (18), a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI), da Unochapecó, promoveu a palestra “Perspectivas e Desafios para a Internacionalização das Instituições de Ensino Superior no Brasil”. A convidada para falar sobre o assunto foi Fernanda Torres Póvoa, Secretária Executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). A palestrante explicou sobre o processo, destacando como ele pode ser inserido na universidade. Destinado aos professores, o evento ocorreu no auditório do boco G da Universidade.

A Internacionalização do ensino superior é um tema que tem crescido muito, inclusive já aparece nas avaliações institucionais. Porém, ainda é pouco conhecido pela comunidade acadêmica. De acordo com a coordenadora da ARNI, Liana Sonza dos Santos, “o objetivo da palestra é informar sobre o processo e de que forma podemos utilizar essa ferramenta no processo de ensino aprendizagem da universidade”, ressalta.

A palesta iniciou com uma fala da vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, que ressaltou a importância do processo de internacionalização do ensino. “Todos que participam do dia a dia da universidade precisam estar atentos a estas mudanças, para que possamos ver a dimensão desse processo e implementar outros, que possibilitem uma politica efetiva de internacionalização na Unochapecó”, aponta.

uno

Segundo Fernanda, a internacionalização ajuda no desenvolvimento do conhecimento, habilidades e valores interculturais entre os estudantes. Além disso, garante que os estudantes estejam mais preparados para viver e trabalhar num mundo mais interconectado. “É uma troca de experiências culturais dentro do ensino, pesquisa e extensão, que abrange todos os principais pilares da universidade em torno de uma atividade que é um fim estratégico, para que a universidade alcance maior reconhecimento”. Ela afirma, ainda, que este é um processo que leva à integração internacional, intercultural e global às metas do ensino superior.

Palestras
ensino