Professor italiano participa de projetos de inovação na Unochapecó

Texto Jessica De Marco*

Trocar conhecimentos entre universidades é algo enriquecedor. Se for de países diferentes, então, a experiência se torna ainda mais rica. A Unochapecó, através da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), promove constantemente esses contatos. Exemplo disso, é a cooperação internacional com a Fondazione Bruno Kessler (FBK), de Trento, na Itália, que proporcionou a vinda do professor Massimo Bersani até a Unochapecó. Ele ficará na Instituição por três meses para colaborar com projetos e ações na área de inovação.

Segundo o professor Marcio Fiori, que integra o projeto de parceria, o convênio entre as universidades prevê a cooperação de trabalhos científicos entre pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado de ambas as instituições. Além disso, possibilitará estágios curriculares em empresas italianas para os cursos de graduação, assim como a prospecção e elaboração de novos projetos de pesquisa entre empresas da região de Chapecó e de Trento. "A expectativa é o desenvolvimento de tecnologia e ciência de inovação entre a FBK e Unochapecó, com ênfase na formação de recursos humanos qualificados (graduação, mestrado e doutorado) e desenvolvimento de tecnologias de inovação entre as empresas, a Unochapecó e a Fundação", comenta.

Para o professor, esse processo de internacionalização é fundamental, pois agrega experiências muito importantes. "Para a Unochapecó é de extrema importância a internacionalização dos programas de pós-graduação. Nesta primeira fase, estão envolvidos os programas em Tecnologia e Gestão da Inovação, Ciências Ambientais e Ciências Contábeis e Administração. Também agregará experiências internacionais para os alunos de graduação, com estágios curriculares".

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, explica que a vinda do pesquisador Massimo Bersani materializa o acordo de cooperação firmado na Itália no ano passado. "Por meio desse acordo, a Unochapecó tem a expectativa de possibilitar a transferência de conhecimento, de pesquisadores e estudantes entre nossa Instituição e essa importante fundação de Trento. Uma das proposições que estaremos trabalhando é a de trazer para o Parque Chapecó@ uma unidade da FBK, o que seria muito importante para o Brasil e para nossa região, além de construirmos uma agenda de internacionalização para nossa Unochapecó", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó