Projeto Talk promove troca de idiomas e vivências culturais

Conhecer as tradições de outros países sem sair de Chapecó é uma das vantagens do Projeto Talk. Através dele, intercambistas de diversos países realizam conversações com acadêmicos da Unochapecó, para trocar conhecimentos que vão muito além do idioma. O projeto é realizado semestralmente desde 2014, através da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Uno, em parceria com a AIESEC.

O Projeto Talk oferece encontros com intercambistas de todos os cantos do mundo com a proposta de intensificar a oralidade dos idiomas. Desta vez, cinco jovens, quatro deles mexicanos e um dinamarquês, vieram a Chapecó para conhecer a cultura chapecoense e participar do projeto. As conversações acontecem em inglês e espanhol. Eles se reúnem em grupos de idiomas e discutem sobre assuntos atuais, que ocorrem no Brasil ou nos países de origem dos intercambistas.

Neste ano, as discussões também envolveram os 17 Objetivos Para Transformar o Nosso Mundo, elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) através de diversos estudos sobre como construir um mundo mais sustentável e justo. Os intercambistas estão trabalhando uma meta por semana durante um mês e meio, com o objetivo de estimular o conhecimento dessas ações na Universidade.

O objetivo principal do Projeto Talk é trazer os intercambistas para a Universidade, para que eles tenham contato com os estudantes. “É uma forma que nós conseguimos organizar para proporcionar aos acadêmicos o conhecimento de outras culturas. Muitos dos nossos estudantes não tem condições de conhecer outros países, através do Talk eles possuem a oportunidade de conhecer outras vivências sem sair do Brasil”, afirma a coordenadora da Arni, Liana Sonza dos Santos.

De acordo com ela, a quantidade de intercambistas interessados em participar do Projeto tem aumentado com frequência, bem como a quantidade de estudantes inscritos para participar dos encontros. “Quanto mais convívio nós tivermos com outras culturas, conseguimos respeitar os hábitos dos estrangeiros e nos tornamos pessoas melhores”, comenta.

A voz dos jovens

A AIESEC é uma organização não governamental que está presente emtalk mais de 125 países. Através de conexões entre diversas pessoas do mundo, a organização acredita que é possível atingir a paz e o preenchimento das potencialidades humanas. Para isso, a Instituição promove intercâmbios e demais projetos, como prática de troca cultural.

De acordo com a presidente da AIESEC Chapecó, Neline Krawulski, os resultados do Projeto Talk vão muito além da melhora do idioma. “No decorrer do projeto, é perceptível um avanço nas argumentações em sala de aula”, afirma. Já para o diretor de Intercâmbios para Organizações da AIESEC, Felipe Primon, os estudantes que participam do projeto possuem o desafio de serem embaixadores da cultura brasileira para os intercambistas.

Do mundo para Chapecó

Os jovens Yared Itzel Olvera Torres, Kenia Salazar Acostta, Julieta Loouza Moreno, Osvaldo Loouza Moreno, do México, e Nicklas Sandholdt Jespersen, da Dinamarca, estão em Chapecó desde o início do mês de junho. Para eles, a escolha de visitar a cidade aconteceu pelo interesse em conhecer outras partes do Brasil, fugindo das experiências turísticas.

Yared avalia que através do intercâmbio e do convívio com osaiesec 2 estudantes, conseguiu experienciar como é a vivência cotidiana brasileira. Já Julieta afirma que a troca de conhecimentos foi a melhor parte da viagem. “Foi uma experiência enriquecedora. Nós falamos em nome do México, e os estudantes em nome do Brasil, mas acho que temos ideias semelhantes”, complementa.

A experiência também é uma oportunidade para desconstruir estereótipos que são disseminados através das produções culturais. “Eu assistia filmes e imaginava que o Brasil era muito calor, cheio de praias e samba. Mas é um país bem grande, com muito mais lugares do que eu imaginava”, afirma Julieta.

De acordo com Nikolas, a maior surpresa foi a simpatia dos brasileiros. “O povo do Brasil é muito amigável e aberto com pessoas que eles não conhecem. Eu não falo português, e mesmo com a dificuldade do idioma eu nunca me senti excluído no país. Essas pequenas atitudes fazem a viagem valer a pena”, comenta. Os intercambistas permanecerão no Brasil até o final de Julho.  Mais informações sobre este e os demais projetos da Arni podem ser adquiridos através do e-mail arni@unochapeco.edu.br ou do telefone 3321-8308.

Projeto talk
Arni