Reitor participa de evento na Espanha com representantes de 26 países

Texto Jessica De Marco*

Mais de 600 reitores, de 26 países, participaram nos dias 21 e 22 de maio do 4º Encontro Internacional de Reitores Universia. Um deles foi o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski. O evento, realizado em Salamanca, na Espanha, discutiu assuntos que envolvem o futuro da educação superior. O momento possibilitou a troca de experiências entre as centenas de universidades presentes, que têm em comum o desejo de fortalecer cada vez mais o ensino universitário. Além desse encontro, a agenda do reitor incluiu visitas e conversas com representantes de diversas universidades do mundo.

"Foi um momento bem importante, um encontro internacional onde cerca de 10 milhões de alunos foram representados. Hoje temos grandes mudanças acontecendo no mundo, inclusive na educação superior. Encontrar outras realidades, poder ouvir pessoas de outras condições e fazer uma análise em relação a essas instituições e a nossa, é fundamental", comenta o professor.

O reitor afirma que a Unochapecó está muito à frente em diversos pontos, um deles é o desenvolvimento de projetos e estratégias com visão para o futuro. "Percebi algumas universidades em discussões preliminares de temas que nós já avançamos muito. Como exemplos, eu diria a introdução de ferramentas de tecnologia, das metodologias ativas e da preocupação com o futuro do egresso", cita.

O processo de internacionalização está cada vez mais presente dentro da Unochapecó. O reitor acredita que olhar somente para dentro da Universidade gera um isolamento, e a Instituição, por ser comunitária, precisa muito mais dessa visão de fora. "Essa relação com a sociedade e com o mundo se faz necessária. O aluno que a Uno forma não é somente para a região. É um estudante que ganha o mundo, que tem espaço em qualquer setor produtivo. Portanto, ter essa relação com outras universidades é muito importante".

A partir da viagem uma série de novas oportunidades devem surgir dentro da Unochapecó, como possibilidades de mais intercâmbio de alunos, capacitação para docentes e cursos de idioma. "Muita coisa boa tende a resultar desses contatos".

ww342Experiência

Para o reitor da Unochapecó, participar desse evento foi uma das grandes experiências que viveu enquanto gestor da Unochapecó. Ele cita, por exemplo, a oportunidade de ter conhecido a Universidade de Salamanca, uma das mais antigas do mundo, com 800 anos. "Conheci espaços históricos, como a biblioteca mais antiga do mundo, com livros incríveis. Um que me chamou atenção era de 1058, todo escrito à mão", lembra.

O evento ainda contou com a presença de chefes de estado, do rei da Espanha, e do presidente de Portugal. "Dá pra entender a relevância desse encontro e o quanto eles deram importância para o evento", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Relacoes internacionais