Universidade dá boas-vindas a intercambistas

Texto Juliane Bee*

Conhecer mais sobre uma nova cultura, aperfeiçoar um segundo idioma e aprender na prática como respeitar as diferenças são alguns dos benefícios de quem convive com um intercambista. Pensando em proporcionar essa vivência a seus acadêmicos e para tornar a estadia de alunos estrangeiros ainda mais enriquecedora, a Unochapecó, por meio da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), promove o UnoWelcome. Através do programa, é possível se tornar um 'Amigo Uno', integrando o novo estudante à comunidade, além de auxiliá-lo em tarefas simples como, por exemplo, se localizar pela Universidade.

As inscrições para se tornar um Amigo Uno podem ser feitas até quarta-feira (13/12), por meio do preenchimento de um formulário, que deve ser encaminhado para o e-mail arni@unochapeco.edu.br. Após o envio, os alunos selecionados serão chamados para um treinamento especial na Arni. Em seguida, o estudante vai receber o contato do aluno estrangeiro, para começar a se comunicar com ele. Podem participar do programa alunos, professores e técnicos da Unochapecó que, voluntariamente, possam auxiliar na recepção do intercambista.

Conforme Luiz Henrique Maisonnett, da Arni, o papel do Amigo Uno é ser um bom anfitrião, possibilitando para o intercambista a melhor experiência na Unochapecó. "Queremos que eles se sintam à vontade e tenham histórias para contar quando chegarem em seu país de origem, instigando outros colegas a conhecerem nossa Universidade", comenta. Os novos estudantes começam a chegar a partir do primeiro semestre de 2018.

Amizade que ultrapassa fronteiras

O Amigo Uno poderá ajudar o aluno estrangeiro a encontrar sua moradia, caso ele ainda não tenha, já que conhece melhor a cidade. Ele também pode recepcionar o novo amigo no aeroporto, ajudando na localização. Também cabe ao Amigo Uno auxiliar o intercambista no processo de registro na Polícia Federal e demais órgãos.

Além de conhecer bem a cidade, o Amigo Uno pode apresentar a Unochapecó, suas salas de aula, a biblioteca e seus restaurantes, assim como ensiná-lo a usar o transporte público, ir ao banco e trocar o chip do celular. Os trajetos até a Universidade estão descritos no Guia para o Estudante e Pesquisador Estrangeiro, elaborado pela Arni.

De acordo com as horas de serviço voluntário prestadas, o estudante que participar do programa vai receber uma declaração de atividade curricular complementar (ACC). A ajuda do Amigo Uno é muito importante, até que o intercambista se sinta à vontade e pronto para realizar as atividades cotidianas sozinho.

Parte da família

Além da experiência de ser um Amigo Uno, a comunidade também pode participar do UnoWelcome sendo uma família acolhedora. Durante a estadia do intercambista, a família poderá aprender sobre os hábitos de uma cultura diferente e seu modo de vida, ao mesmo tempo em que compartilha seus costumes.

A família que se dispor a acolhê-lo, sem fins lucrativos, deve ceder um quarto e um lugar tranquilo para estudo. Os intercambistas possuem seguro com cobertura médica e serão responsáveis por suas roupas, atividades sociais, refeições fora de casa e despesas acadêmicas e pessoais.

Tanto o intercambista quanto a família serão beneficiados com essa troca cultural. Para participar desse intercâmbio sem sair de casa, é necessário preencher um formulário e encaminhá-lo via email, para a Arni, até quarta-feira (13/12). Segundo Maisonnett, caso a família não seja selecionada, entrará automaticamente no banco de dados, para uma próxima oportunidade.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Internacionalizacao
Familia acolhedora