Unochapecó organiza encontro sobre internacionalização do ensino

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) da Unochapecó organizou na última segunda-feira (31/10), o Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). Com o tema “Internacionalização da Educação Superior: a importância da cooperação”, o encontro reuniu representantes de várias instituições de ensino superior do Sul do país. O evento foi organizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A Internacionalização do ensino superior é um tema que vem sendo muito debatido e, inclusive, já aparece nas avaliações institucionais. Porém, de modo geral, ainda é pouco conhecido pela comunidade acadêmica. De acordo com a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais da Unisc, professora Cristina Muller, o processo de internacionalização do ensino é um processo irreversível e que precisa ocorrer cada vez mais nas universidades. “Essa proposta vai ao encontro com a demanda de criar dimensões no ensino superior, que incentivem os estudantes a pensar a sua formação de maneira universal”.

O evento contou com a palestra da professora Luciane Stallivieri, da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade de Caxias do Sul. Ela explica que a internacionalização ajuda no desenvolvimento do conhecimento e nas habilidades e valores interculturais entre os estudantes. Além disso, garante que os estudantes estejam mais preparados para viver e trabalhar em um mundo mais interconectado.

faubai

“A demanda do mercado de trabalho atualmente busca por cidadãos globais, que possam se locomover universalmente dentro da sua profissão e esse processo começa ainda na formação acadêmica. Por isso é importante debater e reforçar cada vez mais a internacionalização do ensino”, aponta.

A Faubai

Associação Brasileira de Educação Internacional foi criada em 1988 e reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e capacitação na área. A Faubai tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e de cooperações internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacional.