Arquitetura e Urbanismo é o 2° melhor curso do estado conforme o MEC

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó recebeu o conceito 3, de uma escala que vai de 1 a 5, no CPC (Conceito Preliminar de Curso), avaliação realizada pelo MEC.

O resultado insere o curso na posição de segundo melhor do Estado, atrás apenas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que recebeu o conceito 4. O resultado é referente à avaliação realizada durante 2014.

Um dos principais indicadores de qualidade de Ensino Superior, o CPC é divulgado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A avaliação é baseada no desempenho de estudantes no exame, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, entre outras características dos cursos.

uno

De acordo com a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Katiane Balzan, o resultado positivo é consequência da dedicação dos profissionais envolvidos com o curso, principalmente em adequar a Matriz Curricular com a atualidade.  “A escolha das disciplinas ofertadas é baseada nas novas tecnologias com olhar para os anseios contemporâneos do mercado de trabalho e na integração de saberes”, afirma. Em sala, utiliza-se equipamentos modernos, com o objetivo de manter o curso alinhado com as necessidades dos ingressantes.

Estrutura

Além dos tradicionais ateliês de desenho, o curso conta com quatro laboratórios equipados com impressoras 3D, Solarscópio, Túnel de Vento, Termômetros, Termo-higrômetros, Sonômetros, Luxímetros, Softwares de Simulação, entre outros. Laboratório estes planejados para facilitar o aprendizado acadêmico, a partir da integração de saberes. Os professores do curso participam de eventos nacionais de ensino e pesquisa na busca de novos métodos para aperfeiçoar o ensino da arquitetura e urbanismo. Além disso, o curso promove palestras, viagens de estudo, Semana Acadêmica Integrada com outros cursos da Área de Ciências Exatas e Ambientais, saídas de campo e estágios supervisionados. Um dos diferenciais do curso é a realização da Maratona de Projetos, evento que integra todos os professores e estudantes na realização de projetos arquitetônicos.

uno

O curso também realiza projetos de extensão junto à comunidade, a partir de três Grupos de Pesquisa alinhados com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), disponibilizando aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com a profissão.

Segundo Katiane, o diferencial do curso é preparar os acadêmicos para os desafios da vida profissional. "O curso se mantém atento às demandas e necessidades regionais, mas também internacionais, e assim prepara o acadêmico para um mercado de trabalho contemporâneo", aponta.

A ética profissional é uma questão de prioridade para o curso. Ainda de acordo com Katiane, há grande preocupação com a formação crítica e reflexiva do acadêmico. “Trabalhamos gradativamente no desenvolvimento de autonomia. A ética é abordada ao longo de todo o curso, pois acredita-se que este é um requisito fundamental na formação de um profissional de qualidade", complementa.

Arquitetura