Seminário de Estudos Regionais debate o rural e o urbano em Chapecó

Entre os dias 15, 16 e 17 de agosto, o grupo de pesquisa “Cidade: Cultura, Urbanização e Desenvolvimento” do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, e o “Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Usos do Território e Dinâmicas Socioespaciais (GETESE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realizaram o primeiro “Seminário de estudos regionais sobre o rural e urbano: Chapecó em foco”. O evento, que ocorreu nas duas Universidades, contou com palestras e apresentações de 17 trabalhos e pesquisas sobre o território regional.

Na abertura do evento, a professora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Adélia Aparecida de Souza proferiu a palestra “Urbanização do território brasileiro e produção de desigualdades socioespaciais: o processo de modernização sempre incompleta”. Em seguida, a professora da Unochapecó,  Arlene Renk, encerrou o primeiro dia do Seminário com a palestra “Perspectivas dos estudos sobre o urbano e o rural na região de Chapecó".

De acordo com uma das coordenadoras do Seminário e professora de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, Ana Laura Vianna Villela, “o evento foi destinado a profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, da Geografia, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins. Participaram, também, interessados nas questões relacionadas à dinâmica recente da urbanização e da estruturação dos espaços urbanos e rurais na região de Chapecó”.

arq

A professora destaca que o dinamismo do processo de urbanização teve importantes implicações econômicas, demográficas, socioespaciais e ambientais, tanto em escalas intraurbanas como no nível regional. “Dentre as mais importantes, pode-se mencionar, entre outras, os processos de estruturação e reestruturação econômica nos espaços urbanos e rurais, as implicações da urbanização contemporânea sobre a (re)estruturação da rede urbana regional e as interações econômicas e a dinâmica populacional no âmbito das relações cidade-campo”, afirma. Ela também ressalta outros fatores, como as desigualdades e diferenciações socioespaciais e os impactos socioambientais em escalas intraurbana e regional, e as políticas de planejamento e gestão territorial em âmbito municipal e regional.

A partir dos debates ocorridos, dois produtos foram evidenciados: a perspectiva de aproximação entre os pesquisadores a fim de aprofundar e qualificar as pesquisas e estudos sobre Chapecó e região e a organização de um livro para lançamento até início de 2017.

Arquitetura e urbanismo