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O CURSO
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A matriz curricular inovadora, voltada a novas tecnologias, é apoiada em ferramentas digitais atuais, a partir do uso de softwares diversos e laboratórios diferenciados. O curso oportuniza a participação em congressos, promove viagens de estudos e realiza atividades práticas como workshops e oficinas. Em ateliês são desenvolvidas as disciplinas de Projeto de Paisagismo, Projeto Arquitetônico e Planejamento Urbano. O curso mantém um núcleo de pesquisa em Reestruturação Urbana em Cidades Médias, vinculado a uma rede de pesquisadores latino-americana, além de três grupos de   pesquisa: Grupo Cidades: cultura, urbanização e desenvolvimento; GRUA – Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada em Engenharia e Arquitetura; e Grupo PIACE – Projeto Integrado do Ambiente Construído e Energia.

Projeto Pedagógico do Curso – Consiste em um documento que especifica a proposta formativa do curso, a concepção e os elementos que perpassam e estruturam o processo de produção do conhecimento, as dimensões orientadoras do ensino e aprendizagem e os pressupostos metodológicos e avaliativos no âmbito do curso.


Explicita de forma concisa e articulada a organização do processo pedagógico, numa correlação aos parâmetros curriculares para o ensino.


A sua construção perpassa pela complexidade da concretude e dinâmica da vida humana e das distintas dimensões que constituem o humano. Portanto, pressupõe práxis e um movimento contraditório que abrange um conjunto de interesses e necessidades acerca das demandas oriundas do contexto científico/acadêmico, social e econômico. O PPC é uma construção humana e emancipatória, deve ser condicionador de rupturas epistemológicas e políticas. Por ser propositivo e interventivo, possui potencial transformador e qualificador.


O projeto pedagógico de um curso caracteriza-se como um instrumento que fundamenta e orienta a prática educativa abrangendo os elementos subjacentes ao processo de formação, tendo como parâmetro a totalidade do humano. Tem como propósito a explicitação dos fundamentos teórico-metodológicos, dos objetivos, do tipo de organização das formas de implementação e de avaliação institucional. Possui significativo potencial articulador e integrador, pois favorece o diálogo e a cooperação, pois deve ser elaborado de forma coletiva, fornecendo unicidade e coerência ao processo educativo.

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