Minha Uno
Menu Busca
Extensão

Criação de um arquivo climático para Chapeco

Descrição

A simulação de desempenho térmico de edificações é uma das ferramentas mais importantes para análises e proposições de forma e fechamentos externos de edifícios. Em 2009 foi lançado no Brasil o primeiro regulamento que avalia o nível de eficiência energética em edificações (RTQ-C) sendo que, atualmente, essa avaliação é voluntária, mas futuramente se tornará compulsória, influenciando decisivamente no setor da construção civil. Atualmente algumas licitações de prédios públicos já vem sendo feitas de modo que esses edifícios alcancem no mínimo nível B de eficiência.
Além disso, sabe-se que a principal ferramenta para avaliar o desempenho térmico de edifícios é a simulação computacional e para tanto é necesssário que haja um arquivo climático contendo 8760h anuais com dados como temperatura do ar, umidade, velocidade e direção dos ventos, radiação solar, entre outros.
No entanto, Chapecó ainda não possui esse arquivo climático e entende-se que ele seja indispensável para alguns estudos do curso de Arquitetura e Urbanismo e futuramente aos profissionais e pesquisadores ligados ao setor da construção civil.
Portanto, esse projeto de extensão visa a criação e disponibilização desse arquivo climático para a cidade de Chapecó/SC possibilitando pesquisas com maior exatidão e confiabilidade no que tange ao desempenho térmico de edificações.

Relevância

Disponibilizar dados climáticos específicos para a simulação de desempenho termo-energético de edificações para a cidade de Chapecó/SC

Equipe

Nome Atividade
Whatsapp Image