Artes visuais realiza intervenção artística no centro de Chapecó

Geral

Arte com lixo, pintura no corpo e um grupo de pintores no Centro de Chapecó, assim foi a primeira edição do Dia “D” Arte, promovido pelo curso de Artes Visuais da Unochapecó, que aconteceu no último sábado (21). Um dia atípico na cidade, onde o objetivo era estimular a percepção das pessoas para as diferentes formas de linguagem artística.

O evento faz parte das comemorações ao aniversário de 20 anos do curso, que mobilizou estudantes e professores na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Banco do Brasil. Desde o início da manhã eles coletaram resíduos encontrados nas ruas, que depois foram utilizados na confecção de um painel artístico que se chamou “Estética Visual do Lixo”. A coordenadora do curso, professora Sonia Monego, explica que o objetivo da atividade é mostrar o trabalho do curso para os chapecoenses. “A arte vai muito além das pinturas nos quadros, ela pode sair da galeria e ir para as ruas, em vários formatos”.

uno

Além do painel, os estudantes pintaram paisagens e contextos do espaço urbano. A proposta teve a intenção de mostrar que é possível fazer um bom trabalho nesse ambiente. Além disso, uma modelo teve o corpo todo pintado, um trabalho mais ousado, com a intenção de provocar nas pessoas que a ideia de que próprio corpo pode ser a tela.

Os acadêmicos e professores, também buscaram a interação com o público que passava no local. As pessoas puderam ajudar a compor o painel, com algum objeto que fosse para o lixo. Para Ana Cláudia Bonari, aluna do curso, “essa é uma forma de mostrar que com diversos materiais, pode se compor uma obra de arte”.

Intervenção
Artes visuais