Estudantes organizam ensaio inspirado em obras clássicas

Quinze retratos fotográficos inspirados em obras clássicas da história artística foram produzidos pelos estudantes da disciplina Poéticas Fotográficas na Contemporaneidade, componente optativo do curso de Artes Visuais. A ementa da disciplina objetiva aborda os conceitos gerais da fotografia no campo artístico e educacional na contemporaneidade.

A escolha das obras se deu pela possível semelhança física do estudante com o retratado nas pinturas. As produções foram realizadas em quatro aulas, e os estudantes foram responsáveis pela preparação do cenário e elementos de cena de cada quadro. De acordo com a professora da disciplina, Janaína Schvambach, “o objetivo principal dessa atividade foi aprofundar os estudos em fotografia a partir das técnicas do estúdio, além de exercitar a direção de arte em produções imagéticas”. Todas as atividades práticas foram desenvolvidas através de reflexões teóricas sobre o assunto.

monalisa

Todos os estudantes participaram da produção. A edição foi feita

posteriormente pela professora. Para ela, o trabalho em grupo e a empolgação dos estudantes foram os principais motivos para o sucesso da atividade. “Houve uma cooperação mútua em todas as atividades, por isso o trabalho não possuí um autor, e sim um coletivo, que denominamos Coletivo Mimese”, afirma Janaína.

Foram reproduzidas obras dos artistas Johannes Vermeer,  Vincent Van Gogh, Gustave Courbet, Amedeo Modigliani, Jean-Auguste Dominique Ingres, Frida Kahlo, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir, Salvador Dali, René Magritte, Leonardo Da Vinci, Tarsila do Amaral, Henri Matisse, Andy Warhol e El Greco.

A estudante Ana Claudia Monari foi responsável por reproduzir uma das obras mais famosas do mundo, a Monalisa, de Leonardo da Vinci. Para ela, a atividade foi essencial para aprender as possibilidades de um estúdio fotográfico, além de noções de composição de cena e figurino. “Para realização das fotografias foi necessário um estudo a cerca do personagem que cada um representaria, desde as roupas, tecidos e detalhes até o fundo do trabalho, cores e fisionomia. Sendo assim, foi exercício para o nosso olhar e contribuiu para nossa percepção a partir das coisas e do que nos rodeia”, comenta. Todas as imagens estão disponíveis na fanpage do Coletivo Mimese.

Obras clássicas
Ensaio