Professoras de Artes Visuais apresentam artigos em Portugal

Entre os dias 13 e 15 de julho, as professoras do curso de Artes Visuais da Unochapecó, Sonia Monego e Janaina Schvambach, participaram do V Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário. Na oportunidade, elas apresentaram três artigos desenvolvidos na Universidade.

De acordo com Sonia, a oportunidade em participar do evento surgiu através da divulgação do edital e pelo curso já ter participado das duas últimas edição. “Houve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que está sendo feito em várias regiões do Brasil e em outros países, como Portugal, Espanha, México, Colômbia, entre outros, sobre o ensino da arte”, destaca. Ela afirma que foi possível realizar a troca de experiências entre os pesquisadores sobre o ensino da Arte.

A professora ressalta ainda, que a participação em eventos como este divulgam a qualidade da pesquisa produzida na Unochapecó. “Posso afirmar que é muito gratificante participar de um evento desta importância, com pesquisas que não deixam nada em haver, em relação as outras pesquisas apresentadas. Levar o nome de nossa instituição e do curso de Artes Visuais com suas experiências é muito bacana”. Todos os trabalhos apresentado nos três dias de Congresso resultarão em livros, que serão socializados nos países de origem dos participantes.

Artigos Apresentados

unoDe autoria da professora Janaina, o artigo intitulado “Ressignificações na Arte: elementos da cultura indígena Kaingang”, aborda experiências realizadas com estudantes indígenas da rede estadual de ensino, na Terra Indígena Xapecó, na cidade de Ipuaçu. A pesquisa foi desenvolvido pelo Programa PIBID do curso de Artes Visuais em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade

Intitulado “Texto e Contexto sobre Práticas Artísticas: uma Proposta de Ensino Aprendizagem Desenvolvida no PARFOR”, de autoria da professora Sonia, o artigo apresenta o resultado de atividades realizadas no estágio em Artes Visuais numa escola Pública de Chapecó. O tema pesquisado teve como objetivo, conhecer, valorizar e difundir o que está sendo produzido em arte em Chapecó e região. Também de autoria da professora, o artigo “As Experiências Sensoriais na Obra de Hélio Oiticica: Teoria e Prática” mostra o resultado de uma proposta de ensino aprendizagem envolvendo crianças do Ensino Fundamental na disciplina de Estágio.

O artigo desenvolvido pela professora Márcia Moreno, que não conseguiu participar do evento, também foi aprovado e saiu na publicação do Congresso. Com o título "O Diário Visual das Memórias a partir do Livro de Artista: uma proposta de ensino aprendizagem desenvolvida no PARFOR", o estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de Artes Visuais, com o objetivo de compreender os conceitos e a importância da elaboração de um livro de artista para o registro visual e resgate de momentos vivenciados por estudantes do Ensino Fundamental.

Materia prima
congresso