Minha Uno
Menu Busca

Vivências inspiram exposição na Galeria Agostinho Duarte

Cultura

A arte pode ser representada de várias formas, na música, cinema, dança, pintura e escrita. Através dela o ser humana se comunica, utilizando de valores estéticos como beleza, harmonia e equilíbrio. E, para entrar nesse clima, a Galeria de Arte Agostinho Duarte abre, nesta quinta-feira (04/08) a partir das 20h30, a exposição “Escrevo-te a mim mesma: daquilo que está onde não há”.

A exposição apresentará correspondências entre as artistas Sonia Loren, de Chapecó e Diane Sbardelotto, de Porto Alegre-RS, que propõem o deslocamento das cidades por onde passaram como motivador da criação em processo. A partir de trocas de imagens acompanhadas de textos, que narram histórias que misturam realidade e ficção, cada uma produziu trabalhos em conversa com a outra.

Sonia viaja para alguns vilarejos milenares entre Alemanha, Áustria e França e recolhe aquilo que sob algum aspecto do sensível, a atrai. Influenciada pelo cinema e a literatura, suas imagens são rasuradas, fragmentadas, recriadas para serem vistas e lidas como cartas escritas para si mesma. Através delas, Sonia investiga, cria, procura personagens, quase sempre mulheres, com um interesse em suas vidas anônimas.

Diane Sbardelotto transforma imagens de seu corpo e dos lugares fazendo composições com desenhos fantasiosos, muitas vezes absurdos ou grotescos, mesclando cenas reais com invenções, em alguns momentos, colocando-se como uma personagem procurada por Sonia.

Ambas artistas buscam imagens guardadas e a partir de questões instigadas pelas conversas, as paisagens, personagens, formas escolhidas e modificadas, são trazidas para a atualidade onde se desenham novos trabalhos e novos sentidos. É como se cada uma estivesse a criar imagens e escrever para contar à outra, algumas coisas que, antes, conta a si mesma. A Galeria de Arte Agostinho Duarte fica em frente ao bloco C da Unochapecó. Informações sobre esta exposição podem ser adquiridas pelo telefone 3321 8255.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Galeria
Exposiçã
Arte

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image