Minha Uno
Menu Busca
Extensão

Atenção farmacêutica e avaliação das condições de vida e saúde de usuários idosos atendidos pela Clínica Projeto Escola de Fisioterapia e Farmácia Escola da Unochapecó

Descrição

O processo de envelhecimento populacional é um fenômeno característico dos países desenvolvidos e daqueles em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Esse processo de prolongamento da vida somente pode ser considerado uma conquista, segundo Veras (2009) apud BINOTTO (2014), se esses anos adicionais possam ser vividos com qualidade. Estudos recentes realizados por demógrafos e epidemiologistas apontam que o Brasil ocupará o 6ºlugar no mundo em termos de população idosa. Dessa maneira para que ocorra um envelhecimento bem-sucedido, há a necessidade de se pensar em algumas formas de prevenção e promoção de saúde, sendo que a baixa probabilidade de doenças e incapacidades associadas bem como uma boa capacidade funcional, tanto física quanto cognitiva, é essencial na manutenção e melhora do estado físico e mental da população idosa (BRITO; LITVOC, 2004). Diante desse cenário, torna-se necessário preparar os profissionais da saúde e cidadãos brasileiros para lidar com as alterações que ocorrem no processo de envelhecimento que pode ser seguido pelo declínio das capacidades físicas e cognitivas. (MINAYO, 2002).

Relevância

Realizar acompanhamento farmacoterapêutico e avaliar o perfil das condições de vida e saúde de idosos usuários da Clínica Escola de Fisioterapia e da Farmácia Escola da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó.

Equipe

Nome Atividade
Whatsapp Image